Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/11/2022-19h24

Professor e aluna do PPGModa da Udesc Ceart palestram em congresso internacional

Representantes da Udesc Ceart participaram de evento on-line de universidade colombiana entre os dias 2 e 4 de novembro

Paula Martin e Valdecir Babinski Júnior. Imagens: acervos  pessoais.
O professor Valdecir Babinski Júnior do Departamento de Moda (DMO) e a mestranda Paula Martin, do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), representaram o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no "11º Simposio Internacional de Diseño Sostenible", que aconteceu nesta semana, de 2 a 4 de novembro, de forma online. O evento é promovido pela Facultad de Producción y Diseño da Institución Universitaria Pascual Bravo em Medellín, da Colômbia.

A palestra, que aconteceu na tarde da quinta-feira (3) teve o tema “Moda para sustentabilidade no Brasil: investigações e reflexões da Universidade do Estado de Santa Catarina” e abordou as pesquisas em moda e sustentabilidade que foram produzidas ao longo de 20 anos na graduação e na pós-graduação em Moda, coordenado pela professora Neide Köhler Schulte, atual diretora de extensão, cultura e comunidade do Ceart. “O legado criado pela professora tornou possível o desenvolvimento de trabalhos sob diversos enfoques dentro da relação entre moda e sustentabilidade: temos pesquisas sobre materiais têxteis sustentáveis, consumo e sustentabilidade, economia circular, green banding, upcycling e do it yourself, além de mercados de redistribuição, brechós e iniciativas como o Armário Coletivo”, afirmou o professor Valdecir Babinski Júnior.

Valdecir ainda fala que é uma honra representar o Ceart e o PPGModa em um evento como o promovido pela universidade colombiana: “Discutir sustentabilidade com pesquisadores e pesquisadoras de toda a América Latina é engrandecedor, é uma troca necessária ao avanço das pautas sustentáveis e uma oportunidade incrível de aprender com os países vizinhos sobre esse tema que permite múltiplas visões de mundo”, finaliza.

Sobre os palestrantes
Valdecir Babinski Júnior é professor no Curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Design de Vestuário e Moda (2020) pela Udesc. Pós-graduado em Marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Pesquisador de Moda e Sustentabilidade com mais de 30 artigos publicados em eventos e periódicos científicos da área.

Paula Martin é mestranda em Design de Vestuário e Moda na Udesc e possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela atua principalmente nos seguintes temas: objetivos desenvolvimento sustentável, ods 12, slow fashion, moda pró sustentavel, fast fashion, moda, e rana plaza. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h