Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2017-18h24

Professora aposentada da Udesc expõe obra sobre Fritz Müller em museu de Florianópolis

"Stigmatopteris heterocarpa", obra com pigmento mineral sobre papel japonês Kozo - Foto: Yara Guasque
O resultado de intensa pesquisa e visitas ao jardim abandonado do ambientalista e botânico Fritz Müller, em Blumenau, pode ser apreciado em imagens da flora catarinense no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis.

Trata-se da exposição "O jardim colaborativo de Fritz Müller", de Yara Guasque, artista, pesquisadora e professora aposentada do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A exposição tem co-autoria do artista audiovisual e designer de interação Kaue Costa e faz parte do projeto Memória em Trânsito, que estuda e divulga obras de artistas catarinenses pertencentes ao acervo do Museu Victor Meirelles.

A instalação mostra o processo de transplantação de espécimes vivos e chama atenção para a disputa de direitos autorais entre institutos de pesquisa, além de apresentar as condições materiais da produção de conhecimento no Brasil, no século 19, destacando um colecionismo no qual se cruzam aspectos biológicos e sociais.

A exposição "O jardim colaborativo de Fritz Müller" estará disponível para visitação até 15 de abril. O Museu Victor Meirelles fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro de Florianópolis, e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h, com entrada gratuita.

Workshop Instalação Multimídia

Paralela à exposição dos espécimes o museu promove o workshop Instalação Multimídia em 22 e 30 de março e em 3 e 7 de abril, ministrado por Yara Guasque e com participação de Kaue Costa. A proposta do workshop é abordar aspectos relativos à instalação interativa. Confira a programação abaixo:

1º encontro (22 de março, das 14h às 18h): apresentação aberta aos interessados, com Yara Guasque.
2º encontro (30 de março, das 14 às 18h): momento em que os participantes do primeiro encontro expõem suas ideias para um trabalho individual, com Yara Guasque.
3º encontro (3 de abril, das 14 às 18h): apresentação do artista e desenvolvedor de software Kaue Costa sobre instalação interativa.
4º encontro (7 de abril, das 14 às 18h): apresentação final dos trabalhos, com Yara Guasque.

Sobre Yara Guasque

Artista e pesquisadora independente, licenciada em Artes Plásticas pela Fundação Amando Alvares Penteado de São Paulo (FAAP/SP). Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e pós-doutora em Estética e Comunicação pela Universidade Arhus, na Dinamarca.

Membro editorial do Journal for Artistics Research e da revista Palíndromo, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), da Udesc, de onde é professora aposentada.

Sobre Kaue Costa, co-autor da instalação

Artista audiovisual e designer de interação, Kaue Costa desenvolve projetos audiovisuais reativos e instalações interativas desde 2004. Pesquisador multidisciplinar de tecnologias criativas e desenvolvedor de suas próprias ferramentas e softwares para realizar suas experiências audiovisuais.

Trabalha cooperando com parceiros em diversos países, sobretudo em projetos audiovisuais que envolvam design generativo, visualização de informação e interação natural.

O QUÊ: Exposição "O jardim colaborativo de Fritz Müller".
QUANDO: Até 15 de abril.
ONDE: Museu Victor Meirelles, Rua Rafael Bandeira, n] 41, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h