Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

11/11/2016-19h57

Professora da Austrália realiza palestra na Udesc sobre nacionalismos musicais na América Latina

 
Foto: Divulgação
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe na próxima quarta-feira, 16 de novembro, às 14h, o seminário Teoria das Tópicas e Nacionalismos Musicais na América Latina, da professora doutora Melanie Plesch, da Universidade de Melbourne, localizada na Austrália. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc Ceart.

A palestra faz parte da aula aberta da disciplina Fundamentos Teóricos e História da Musicologia e Etnomusicologia, ministrada pelos professores Acácio Piedade e Luiz Henrique Fiaminghi.

A professora convidada falará sobre a significação musical na música de concerto, principalmente na Argentina e em demais países da América Latina, no repertório do movimento nacionalismo musical, do qual fizeram parte compositores como Villa-Lobos e Alberto Ginastera.

Sobre a palestrante

Melanie Plesch é professora associada em Musicologia na Universidade de Melbourne (Austrália). O seu trabalho centra-se nas intersecções entre música, política e sociedade na música erudita argentina dos séculos 19 e 20, enfocadas através de uma metodologia que combina História Cultural com a uma adaptação da Teoria da Tópicas Musicais para o estudo do nacionalismo musical. Ela está atualmente realizando um estudo sobre a retórica musical e argentinidade. Outro forte interesse em suas pesquisas é a teoria pós-colonial e a representação cultural.

Serviço:

O QUÊ: Aula aberta do PPGMUS - Seminário "Teoria das Tópicas e Nacionalismos Musicais na América Latina" com Melanie Plesch.
QUANDO: 16 de novembro, às 14h.
ONDE: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, bloco amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h