Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2024-16h29

Professora da Udesc Ceart apresenta projeto de pós-doutorado desenvolvido no Canadá no dia 26

Apresentação da pesquisa “Pedagogias da Percepção - Movimento com a Floresta” acontece na terça-feira, 26 de março, às 19h

Professora Bianca Scliar durante sua pesquisa no Canadá. Foto: Divulgação
Na próxima terça-feira, 26, a professora do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, Bianca Scliar, apresenta o projeto de pesquisa de pós-doutorado “Pedagogias da Percepção - Movimento com a Floresta” desenvolvido no 3Ecologies Institute, do Canadá.

Gratuito e aberto à comunidade, o evento acontece às 19h no auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no bloco central da Udesc Ceart. A palestra compartilha reflexões sobre as pedagogias da percepção, a neurodiversidade e a produção do xarope de bordo (maple syrup), temas presentes na investigação da professora.

A pesquisa de Bianca debate questões como: A pedagogia do movimento pode ativar a transversalidade das vozes entre reinos e espécies? O que é o treino em presença mais que humano? Qual a relevância de ampliar os fenômenos tem valor em nossa percepção para a pedagogia das artes?

O 3Ecologies, localizado no territorio Obedjiwan, reserva indígena canadense ao norte de Tiohtià:ke (Montreal/Canadá), é um instituto voltado à pedagogias e economias alternativas, que promove práticas experimentais entre as ecologias ambiental, social e conceitual.

Sobre a professora

Bianca Scliar é artista multimídia e pesquisadora na área de arte relacional e danças. Atua no Departamento de Artes Cênicas (DAC) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Udesc Ceart. Dirige o Laboratório de Ensaios e Imprevistos, núcleo de improvisação interdisciplinar e ecoperformance. Sua pesquisa investiga a curanderia e o movimento sintrópico. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal) e Mestra em Arte Pública e Estratégias Contemporâneas pela Bauhaus Universitat, Alemanha. Coordena atualmente o Programa de Extensão Enredar-se aos Pés e segue como pesquisadora associada ao 3Ecologies Project.

Serviço

O quê: Apresentação da pesquisa de pós-doutorado “Pedagogias da Percepção - Movimento com a Floresta” da professora Bianca Scliar
Quando: 26 de março, às 19h
Onde: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, bloco central da Udesc Ceart
Quanto: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h