Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/02/2021-19h01

Professora da Udesc Ceart lança livro sobre Victor Meirelles

Obra é apoiada pelo Museu Victor Meirelles e pelo Museu Nacional de Belas Artes

Capa do livro que terá distribuição gratuita, nas versões impressa e online. Imagem: divulgação.
A professora Mara Rúbia Sant’Anna, do curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai lançar hoje o livro “O Jovem Victor Meirelles: tempos traços e trajes”. O lançamento será pelo canal do Ceart no YouTube, a partir das 19h, desta segunda-feira, 22 de fevereiro, com a presença da professora Maria Cristina Volpi, autora do prefácio do livro, e de membros do Laboratório de pesquisa Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMaes), coordenado por Mara Rúbia.

O livro trata da coleção “Estudos de trajes italianos”, feita no século XIX pelo pintor Victor Meirelles. Dividida em três partes, “Ainda na sala”, “Casa a dentro”, e “Através das janelas”, a obra é resultado do estágio de pós-doutoramento desenvolvido com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no projeto “Olhares românticos entre cores e traços: Victor Meirelles e o Estudo de Trajes Italianos, 1853-1859”. A professora Volpi, autora do prefácio, é supervisora do estágio pós-doutoral.

Segundo Mara Rúbia, o objetivo do livro é “analisar as relações discursivas entre os registros artísticos dos trajes tradicionais de uma região, considerando os processos de memória social e as narrativas visuais neles contidos”.

Com o apoio dos Museus Victor Meirelles e Nacional de Belas Artes, a distribuição será gratuita, com versões impressas, doadas para bibliotecas de instituições públicas, e online, disponibilizada por Qr code.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h