Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/06/2020-19h17

Professora da Udesc Ceart organiza ebook sobre experiências artístico-pedagógicas

Publicação foi feita pela Editora da Udesc e ebook pode ser acessado gratuitamente

Capa do ebook
O ebook “A poesia do texto na (po)ética do encontro: experiências artístico-pedagógicas com a literatura, a leitura e o teatro” acaba de ser publicado pela editora da Udesc. Organizada pela Profa. Heloise Vidor, do departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a publicação reúne artigos acadêmicos e experimentações metodológicas realizadas com a leitura de material literário diversificado.

A ideia foi posta em prática, por meio de uma abordagem teatral, no âmbito da disciplina Processos Educacionais em Artes Cênicas & Formação de Professores de Teatro, ministrada pela docente no Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) do Ceart, no segundo semestre de 2017.

“A disciplina, de cunho teórico-prático, procurou associar o campo da leitura ao do teatro, buscando apontar possibilidades poéticas e pedagógicas no caminho da aproximação e da apropriação do texto escrito, contribuindo com a formação de leitores e a fruição de literatura”, acrescenta Heloise. A aproximação dos campos da leitura e do teatro é investigada pela professora, também nas ações do projeto de pesquisa Leitura e teatralidade: literatura juvenil e escola, coordenado por ela e em desenvolvimento.

O livro conta com nove artigos e nove relatos de experimentações metodológicas - denominadas por composições lítero-teatrais -, escritos pelos mestrandos e doutorandos da época. São eles: Ana Paula Neis Dorst; Andreza Nóbrega; Elisangela Christiane De Pinheiro Leite; Fernando Augusto Do Nascimento; Heloise Baurich Vidor; Paula Gotelip; Raissa Bandeira Da Luz; Roberta Xavier; Sabrina Moura; Yuri Lima Cabral.

O ebook ainda conta com ilustrações criadas pela artista Tatiana Cobbuci, Mestre em Artes pelo Profartes da Udesc Ceart.

“Esperamos, com esta publicação, contribuir com professores, estudantes de licenciatura, pesquisadores, mediadores de leitura e demais interessados pela literatura, pelo teatro, pela leitura e pela educação”, finaliza Heloise Vidor.

Acesse aqui o ebook

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h