Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2022-18h21

Professora da Udesc Ceart se apresenta no Masc neste final de semana

A professora Barbara Biscaro, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se apresenta na aula-espetáculo baseada na obra poética “A Menina Boba”, de Oneyda Alvarenga. O espetáculo acontece neste sábado (19) e domingo (20), às 17h, na sala Claraboia, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis.

A aula-espetáculo acontece no mesmo local que está a exposição “Arquivos Implacáveis”, de Meyer Filho, e faz parte da programação. A apresentação tem o objetivo de promover a junção de dois elementos que possuem o acervo e a memória como pontos cruciais para a sua existência. Oneyda Alvarenga, a poetisa que dá nome e vida a Menina Boba, era etnomusicologica e responsável pelo acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga. “Fazer esta ação neste espaço específico é uma chance de aproximar os mundos do teatro, da música e das artes visuais pelo viés da memória e da resistência”, afirma. 

A professora conta que esta é a quarta versão de um espetáculo chamado “A Menina Boba”, que nasceu nem 2010 e vem fazendo parte de uma longa caminhada na trajetória de vida e arte dela. “Desde que entrei em 2016, como professora substituta no curso de licenciatura em Teatro da Udesc, esse material revelou um poder pedagógico de demonstrar em meu corpo-voz mais de dezoito anos de pesquisa artística”, comenta. Além disso a professora conta que é importante as discentes compreenderem como as temáticas de feminismos, estudos de gênero e a luta das mulheres podem ser uma base fundante de práticas teatrais.

A entrada é gratuita e estão convidadas todas as mulheres que tiverem interesse em assistir à apresentação. Serão abordados temas como música moderna e contemporânea, dramaturgias com perspectivas de gênero e a importância de acervos para a manutenção da memória de um campo tão desgastado que tem sido a arte e o fazer artístico neste país.

Dinâmica 
Será em formato híbrido, misturando performance e prática pedagógica. As pessoas que assistirem poderão ver os elementos da cena e, ao mesmo tempo, poderão ver a pesquisadora compartilhando seus processos de pesquisa. O público irá participar observando a aula-espetáculo, como uma palestra ou uma peça de teatro sem interação com a pesquisadora, após a finalização eles poderão fazer perguntas, compartilhar impressões e ver os materiais de pesquisa que a artista mostra em cena.

Sobre a artista
Barbara Biscaro é atriz, cantora e pesquisadora vocal. Atualmente é professora no DAC da Udesc Ceart, faz parte do corpo docente do Mestrado em Investigação em Dramaturgia e Direção Cênica na Universidade Central do Equador, localizada no Quito. No campo das pedagogias da voz, tem atuado como professora-artista em diversos Estados do Brasil e em locais como Buenos Aires na Argentina, Imola na Itália, Cochabamba na Bolívia, Santiago no Chile e Quito no Equador.

Juntamente com outras artistas de Florianópolis, é criadora e organizadora do projeto Vértice Brasil, um encontro e festival de teatro feito por mulheres que já teve edições em 2008, 2010, 2012 e 2014, ligado à rede internacional de mulheres de teatro The Magdalena Project. Seus espetáculos de repertório que pesquisam a palavra cantada e o movimento em cena são Récita – tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar, A Menina Boba e As Mulheres Insolúveis.

Em caso de dúvidas acesse o site Vozerio, lá você encontra mais informações sobre a artista e futuros espetáculos. 

Serviço
O quê:
Aula-espetáculo da obra poética “A Menina Boba”;
Quando: neste sábado e domingo, às 17h;
Onde: no Masc, localizado em Florianópolis;
Quanto: gratuito. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h