Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/12/2021-14h26

Professora da Udesc é eleita presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte

Assembleia Geral que homologou a nova diretoria da ABCA. Foto: ABCA/Divulgação. 
A professora Sandra Makowiecky, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi eleita presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A eleição foi homologada em 7 de dezembro, e a nova diretoria exerce a função de 2022 a 2024.

É a primeira vez que a ABCA é presidida por uma artista de Santa Catarina. Para Sandra, a importância do cargo está em ter a representação catarinense no âmbito nacional, dando maior visibilidade ao estado. Além dela, outras três artistas da Udesc Ceart estão na chapa eleita: Francine Goudel, egressa do DAV e doutora em Artes Visuais pelo Ceart, foi eleita primeira tesoureira; Luana Wedekin, professora do Departamento de Design, assume como vice-presidente regional Sul; e a professora Sandra Ramalho, também do DAV, é suplente do Conselho Fiscal.  

A ABCA, fundada em 1949, se descreve como uma sociedade civil, cultural, autônoma e não lucrativa, que busca reunir os críticos de artes visuais e incentivar essa área, estendendo suas ações para a educação e a cultura. Dentre os objetivos, estão o incentivo à pesquisa e à reflexão da produção artística e da teoria da arte, além da defesa dos direitos profissionais dos críticos. Segundo a presidente eleita, “a ABCA vem colaborando com os poderes públicos e a iniciativa privada, através da participação em ações e realizações de utilidade social e cultural, que visam despertar e intensificar o interesse do público pela arte”. 

Acompanhe a associação no Instagram @abca.oficial

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
(48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h