Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/01/2021-18h10

Professora da Udesc escreve biografia sobre o artista plástico Carlos Asp

A obra é uma homenagem ao artista que foi aluno e professor da Udesc Ceart

Capa da biografia que reúne vida e obra de Carlos Asp. Imagem: Divulgação.
A professora Sandra Ramalho, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vai lançar um livro biográfico sobre o artista visual Carlos Asp, em coautoria com a artista visual Luciane Garcez. "ASP: ARS, ARTIS” é o título da biografia, escrito em latim, que pode ser traduzido como “Asp: a arte, da arte”.

O material para a biografia começou a ser coletado em 1988: Ramalho era coordenadora do da licenciatura em Educação Artística e Carlos Asp era estudante do mesmo curso. Garcez foi convidada para ser coautora devido ao capítulo intitulado “Carlos Asp: a poética do cotidiano”, que escreveu no livro “Passado-presente em quadros: uma antologia da história da arte em Santa Catarina”.

Asp, além de docente, foi professor colaborador do Ceart, e a biografia foi um pedido que ele fez à professora Sandra Ramalho. “Usando muitas licenças poéticas e contando com a ajuda de amigos comuns”, como conta na apresentação da obra, Ramalho fez um trabalho que julga “muito aquém de seu objeto”.

Para Asp, sua biografia vai contribuir para as pesquisas na área das artes, devido à vasta experiência e carreira do artista. Ele diz ainda que a obra representa “uma valorização do universo todo, das artes, que fazem para um artista, que não se considera uma pessoa tão importante”.

O lançamento de “ASP: ARS, ARTIS” ainda não tem data marcada, pois está previsto para acontecer presencialmente, quando o risco de contágio pela Covid-19 estiver menor e as atividades presenciais forem liberadas.

Sobre Carlos Asp
Nascido no ano de 1949, em Porto Alegre (RS), Carlos Alberto Carneiro Asp é formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciado em Educação Artística pelo Ceart. Trabalha com desenho, pintura, gravura, instalação e já atuou como professor em disciplinas da área de artes. Segundo Ramalho, o trabalho de Asp “é muito relevante para a formação da licenciatura em Artes Visuais”. O artista recebeu diversos prêmios ao longo da carreira, como o Prêmio Gravura, em 1970, no Salão CATC/ARTES do Instituto de Artes da UFRGS. Em 1976, criou o coletivo de arte Nervo Óptico, que funcionou até 1978.

Atualmente, Asp mora em sua cidade natal, e está trabalhando em desenhos em superfícies reutilizadas, um projeto que readaptou do que, inicialmente, seria sua pesquisa de doutorado. Asp diz que, por causa da idade, não é viável entrar num doutorado, e prefere apenas “andar nadando e remando com a maré onde ela permite”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h