Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2018-21h29

Professora da Udesc expõe obras e realiza oficina e residência artística no Rio Grande do Sul

Professora Jociele Lampert ministrou oficinas na UFSM Foto: Divulgação
A professora Jociele Lampert, docente no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou nesta semana exposição, oficinas e residência artística no Rio Grande do Sul, por meio de parcerias entre o Grupo de Pesquisa Entre Paisagens e o Estúdio de Pintura Apotheke, ambos da Udesc, com grupo de pesquisa e laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A exposição individual Solaris, de desenhos, pintura e monotipias, está aberta à visitação desde segunda-feira, 5, na sala Claudio Carriconde, galeria do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Na mesma universidade, a professora e integrantes do Estúdio de Pintura Apotheke (da Udesc) também realizaram “micropráticas” de monotipia e fotopintura nesta semana. Segundo Jociele, a prática de oficina ocorre sempre quando ela apresenta exposições, “porque tais mostras unem arte e arte educação, proposta fundamentada em J. Dewey em Arte como Experiência”. A ideia da “microprática” é vincular pesquisa e referencial teórico para técnicas que evidenciam o processo criativo de cada artista participante.

Em sua ida ao Rio Grande do Sul, a professora esteve entre os organizadores e participantes do projeto “Imersão gráfico pictórica: residência artística em Vale Vêneto, na Quarta Colônia Italiana do Brasil”, próximo à região de Santa Maria, por meio de parcerias com grupos de pesquisa e laboratórios de pintura da UFSM.

A residência consistiu em um mergulho na paisagem de Vale Vêneto, onde artistas participaram do encontro junto ao ateliê 1336 (UFSM) e ao professor Alphonsus Benetti. Foram realizadas atividades gráfico pictóricas, em uma paisagem rural, sem acesso ao contexto de uma grande cidade, fomentando o processo criativo.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h