Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2021-11h58

Professora da Udesc lança livro sobre arte africana e afro-brasileira nesta quinta

Lançamento faz parte da programação do Mês da Consciência Negra da Udesc Ceart

Capa do livro Apontamentos da Arte Africana e Afro Brasileira Contemporânea. Imagem: Divulgação.
Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), organizada pelo Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) e o Ceart Aberto à Comunidade, nesta quinta-feira (25), acontece o lançamento do livro “Apontamentos da Arte Africana e Afro Brasileira Contemporânea: Políticas e Poéticas”, escrito pela professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) da Udesc Ceart, Célia Maria Antonacci. Marcado para ter início às 18h30, o evento acontecerá presencialmente no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC), que fica no Centro de Florianópolis.

O livro aborda obras de 30 artistas visuais africanos e afro-brasileiros e, segundo a autora, traz “alguns apontamentos poético-políticos de artistas africanos e afro-brasileiros que nos indagam sobre o racismo político-estruturante que só produziu e produz sociedades de apartheid, de intolerância”.

A publicação é resultado de mais de 10 anos de pesquisa da professora. A maior parte realizada no seu pós-doutorado no Centro de Estudos do Mundo Africano (CEMAf), em Paris (França) e durante algumas viagens ao continente africano. A pesquisa e o livro questionam as problemáticas racistas da sociedade, que exclui pessoas negras dos espaços, incluindo das Artes. “Onde estão os negros em nossos museus de arte? Onde estão os negros em nossas universidades? Em nossos currículos escolares? Onde estão os negros na História da Arte?”, questiona Célia.

O lançamento faz parte da programação “Novembro da Consciência Negra”, também organizada pelo Nudha, que traz como centro a cultura afro-brasileira. A coordenadora do núcleo, Maria Aparecida Clemêncio, destaca a importância de “questionar por quê um país de maioria descendente de africanos ainda está tão distante dessa cultura e da arte produzida pelos artistas negros”. O lançamento do livro é aberto a toda comunidade, lembre-se: uso de máscaras obrigatório e de levar o atestado de vacina contra a Covid-19, para poder entrar no MESC.

Serviço
O quê: Lançamento do livro “Apontamentos da Arte Africana e Afro Brasileira Contemporânea: Políticas e Poéticas”;
Quando: quinta-feira, 25 de novembro, às 18h30;
Onde: Museu da Escola de Santa Catarina - MESC;
Quanto: gratuito;
Mais informações: Instagram do @nudha_ceart

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h