Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/11/2017-17h21

Professora da Udesc palestra em encontro sobre pedagogia do piano no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação
A professora Maria Bernardete Castelan Póvoas, docente do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das palestrantes convidadas do 4º Encontro sobre Pedagogia do Piano, realizado de 22 a 24 de novembro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A professora realizará a palestra “Rodízio e prática pianística: um sistema de organização do estudo, suas bases e aplicação” nesta quinta-feira, 23. O rodízio é um sistema de organização da prática pianística construído com vistas à operacionalização do estudo por meio da distribuição e variabilidade da prática; é interdisciplinar e objetiva a otimização do desempenho. Abrange conceitos de análise, técnica e interpretação musical, sendo aplicado em repertório de diferentes níveis.

Promovido pelo curso de Música da UFSM, o encontro terá debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de professores de piano que desenvolvem prática pedagógica, assim como pesquisas dentro da área de ensino do instrumento.

O objetivo principal do evento é promover atividades destinadas à formação inicial e continuada de professores de piano que buscam complementação pedagógica para atuarem como professores, possibilitando a interação entre alunos, artistas, pesquisadores e professores.

Sobre Maria Bernardete Castelan Póvoas

Pianista, natural de Criciúma/SC, Bernardete Póvoas é doutora em Música pela UFRGS, com residência na Universidade de Iowa (EUA). Sua formação pianística passa por diversos professores no Brasil e exterior como os pianistas Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik no Brasil, Sebastian Benda (Brasil/Suíça), EvelyneFlaow (França), René Lecuona (Iowa–USA). Fez cursos com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Estrella, Bruno Seidhofer e Hiltenbrandt (Suíça). Como professora de piano e música de câmara nos Cursos de Bacharelado e Pós-Graduação do Centro de Artes da Udesc, vê os alunos destacando-se no cenário nacional e internacional.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão e participa de eventos científicos com apresentação e publicação de pesquisa sobre desempenho pianístico. Com Maurício Zamith gravou o CD Tempo Composto. Recebeu Prêmio Franklin Cascaes - Destaque Música erudita (2010). Atua como solista e camerista, tem estreado obras de compositores brasileiros no Brasil e exterior e realiza projetos com cantores, como o grupo Piano Voci (2008-2013), participando também de júris e curadorias de música. Destaca a realização de turnês com Denise Frederico no Piano Duo (1990-2002) e,com Luís Claudio Barros (Duo Castelan & Barros), a “Série Danças” e “Piano em Foco” no Brasil, e a turnê “Brasil em Danças” em Portugal. Juntos realizaram a estreia nacional do "Concerto Para Piano a Quatro Mãos", de Liduíno Pitombeira (2015), e apresentaram-se em Recitais-Conferência nos Congressos Internacionais "Performa" (2013/2015), "Encontro de Pedagogia do Piano" na UFSM, "Congresso Virtuosidade Pianística" em Buenos Aires (2014), "Simcam" (2016-2017) e no "II Festival de Música Brasileira Contemporânea - FMBC".

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h