Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/09/2017-19h03

Professora da Udesc realiza exposições a partir de 5 de setembro em Florianópolis

Exposições iniciam em 5 de setembro em espaços culturais de Florianópolis. Foto: Divulgação
Entranhas e Mácula, duas séries de trabalhos da artista Silvana Macêdo, professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocupam a partir desta terça-feira, 5, às 18h30, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho, no centro de Florianópolis.

Sob a curadoria de Juliana Crispe, também professora da Udesc, a artista reúne um conjunto de suas pinturas a óleo e acrílico sobre tela, outras em nanquim sobre papel além de gravuras em metal.

Nascida em Goiânia em 1966 e moradora da Ilha de Santa Catarina desde 2004, Silvana, ao longo de sua trajetória, alinha pinturas, gravuras e videoinstalações à estética ambiental e a discussões feministas. As mostras Entranhas e Mácula têm na gênese um traço intimista, o corpo como pulsão de autoconsciência do sujeito, numa produção com caráter autobiográfico e que aproxima arte, ciência e natureza. “Das profundezas de si, pulsa a vida e um desejo de autoconhecimento em busca de ressignificar as marcas da sua biografia em seu corpo”, conta a curadora.

Em exibição até o dia 30 de setembro, as duas exposições contam com o apoio institucional do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes, e do Memorial Meyer Filho.

Sobre a artista

Silvana Macêdo pesquisou o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, como tema de seu doutorado (2003), na Northumbria University, no Reino Unido, e aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, em 2005. Desde então desenvolve projetos artísticos que envolvem o uso de tecnologias novas e antigas, sobre a temática do meio ambiente.

Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, com foco em debates feministas, abordagem usada no pós-doutorado iniciada na Glasgow School of Art, na Escócia (2014) e em andamento no Departamento de Artes Visuais da Udesc. Professora efetiva da instituição desde 2006, atua nas áreas de pintura, multimeios, instalação multimídia e artes midiáticas.

Entre os trabalhos mais recentes, duas séries fotográficas e uma videoinstalação integram o projeto de pesquisa intitulado O Poder Materno e a Arte Contemporânea, com o qual investiga a representação do maternal na arte contemporânea e sua relação com debates feministas.


Serviço:

O QUÊ: Mostras Entranhas
QUANDO: Abertura em 5 de setembro, às 18h30. Visitação de 6 a 30 de setembro, das 13h às 19h.
ONDE: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, praça XV de novembro, n° 180, centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.

Serviço:

O QUÊ: Mostras Mácula.
QUANDO:  Abertura em 5 de setembro, às 18h30. Visitação de 6 a 30 de setembro, das 13h às 19h.
ONDE: Memorial Meyer Filho, praça XV de novembro, n° 180, centro, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h