Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/03/2015-12h51

Professora da Unirio faz palestra na aula inaugural da pós-graduação em Teatro da Udesc nesta quinta

Palestrante falará de pesquisa de procedimentos para linguagem gestual - Foto: Demétrio Nicolau

O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberá a comunidade e a turma de 2015 com a aula inaugural do semestre "Corpo infinito do ator: investigação e uma cena" nesta quinta-feira, 19, às 15h30, no Espaço 2 do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart), em Florianópolis.

O tema será ministrado pela investigadora, professora, atriz, diretora, preparadora corporal e diretora de movimento Nara Keiserman, que apresentará um relato sobre a investigação do projeto "Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual", atualmente na etapa de pesquisa "Teatro e espiritualidade".

Durante o evento, textos do escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando de Abreu serão mostrados em exercício cênico posto em prática pela própria pesquisadora.

A vice-coordenadora do PPGT, professora Brigida Miranda, que organiza a aula inaugural com a coordenadora e professora Fátima Lima, realça o interesse da comunidade acadêmica que motiva a escolha da convidada: "A perspectiva de Nara em buscar conjugação da prática artística com a pesquisa é cultivada na pós-graduação em Teatro da Udesc".

Brígida também comenta que a aula inaugural é um momento de dar boas-vindas aos novos discentes, apresentando-os à estrutura do curso e ao corpo docente, e também uma oportunidade para estimular e inspirar os jovens pesquisadores a investirem na prática artística como campo de conhecimento acadêmico.

Sobre o projeto e a palestrante

O projeto "Ator rapsodo: pesquisa de procedimentos para uma linguagem gestual" tem como princípios a teatralização de obras não dramatúrgicas e a investigação de procedimentos de atores, visando um teatro que se pode chamar de físico, no qual a gestualidade é o principal canal de comunicação com o espectador.

A metodologia está fundada na realização de experiências de improvisação que possam ser transpostas para a linguagem teatral e acrescentem na realização de uma pedagogia de formação e treinamento para o ator-narrador, segundo Nara Keiserman.

Atualmente, Nara é responsável pela disciplina Movimento na Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde atua na graduação e na pós-graduação.

A professora é mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP), com a dissertação "A preparação corporal do ator – uma proposta didática", e doutora pela Unirio, com a tese "Caminho pedagógico para formação do ator narrador". Também desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Lisboa, intitulada "A cena narrativa portuguesa contemporânea".

Serviço:

O QUÊ: Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc Ceart neste semestre.
QUANDO: Quinta-feira, 19, às 15h30.
LOCAL: Espaço 2 da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Leia mais:

17/03/2015 - Udesc promove palestra sobre artes performativas e tradições contemplativas nesta quarta, na Capital

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h