Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/10/2018-19h01

Professora e doutoranda em Artes Visuais na Udesc lança publicação "Rodar o Deserto" em Florianópolis

A artista Letícia Cardoso, doutoranda em Artes Visuais e professora colaboradora no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lança nesta quinta-feira, 18, às 17h30, a publicação “Rodar o Deserto” no espaço Embarcação, sediado no Memorial Meyer Filho, no Centro de Florianópolis.

O material gráfico, formado por 42 imagens no formato bloco 14 cm x 60 cm, é parte de exposição com o mesmo nome, que está aberta à visitação até o dia 31 de outubro em Criciúma, na sala Edi Balod - Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O trabalho foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017 na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura.

No evento de lançamento na Capital haverá uma conversa com Letícia Cardoso, a designer gráfica Vanessa Schultz, que assinou o projeto gráfico, e com a artista Fabiana Wielewicki.

“Rodar o Deserto”, que compreende a publicação e a exposição, é um desdobramento de um trabalho anterior da artista, o vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”, gravado nos Estados Unidos com a bolsa de residência para artistas Fundação Iberê Camargo/ Blanton Museum of Arts/ University of Texas/Austin 2009-2010 e que estabelece um diálogo com o filme “Paris, Texas”, de Wim Wenders.
Letícia perdeu o HD que continha as imagens originais do vídeo. Assim, neste trabalho, ela recupera os registros do vídeo, que estavam disponíveis no Google Art Project, via Vimeo, e também em alguns e-mails trocados com outros artistas e amigos, e transforma-o em uma série de prints screens do material.

A artista selecionou 42 imagens que foram exibidas como um panorama na exposição e compõem a publicação, que o espectador pode ter como um livro de artista ou destacar e fixar na parede tipo lambe-lambe.

Letícia Cardoso é natural de Criciúma, graduada em Artes Plásticas na Udesc, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Udesc, onde é atualmente professora colaboradora de pintura. É também professora de pintura afastada da Unesc, para realizar o doutorado. Recebeu em 2009 a Bolsa Iberê Camargo de intercâmbio para artistas, em Austin, Texas; participou do Programa Rumos Itaú Cultural em (2001/2003) e do Programa Faxinal das Artes, residência de Artistas Plásticos Contemporâneos na vila de Faxinal do Céu, Pinhão, Paraná, (2002). Também participou de diversas exposições como "Primavera", individual na galeria Arco em Florianópolis em 2006, "O Museu entre gestos e registros dispersos", individual no Museu Victor Meirelles em Florianópolis.

Vanessa Schultz, mestre em Artes Visuais pela Udesc, tem uma longa trajetória na produção e desenvolvimento de conceitos em publicações e catálogos de artistas, apresentando-os como um espaço também de exposição. Entre eles assina materiais de artistas como Schwanke, Paulo Bruscky, Jorge Menna Barreto, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Fernando Lindote, Franklin Cascaes, Rubens Oestroem, entre outros. Fabiana Wielewicki, artista com diversas exposições no currículo, como a individual “Grande Hotel” (MASC, Fpolis, 2009) e a coletiva “Entre o lugar e a imagem” (Museu da FBAUP, Porto, 2017), é doutora em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes do Porto, ministrou aulas em universidades como Udesc, Unochapecó, Unesc e no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (Portugal). Atualmente tem se dedicado à pesquisa da fotografia.

Serviço:

O QUE: Lançamento da publicação “Rodar o Deserto”.
QUANDO: 18 de outubro, às 17h30.
ONDE: Espaço Embarcação/Memorial Meyer Filho. Praça 15 de Novembro, 180, Centro, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito.

O QUE: Exposição “Rodar o Deserto”.
QUANDO: Visitação até 31 de outubro, segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
ONDE: Sala Edi Balod, Unesc. Av. Universitária, 1105, Bairro Universitário, Criciúma/SC. Contato: (48) 3431 4547.
QUANTO: Gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h