Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2019-19h03

Professoras da Udesc lançam livro sobre história da arte em Santa Catarina

O livro Passado-presente em quadros: uma antologia da História da Arte em Santa Catarina, organizado pelas professoras do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem, será lançado nesta quinta-feira, 22, em Florianópolis. O evento de lançamento ocorre às 19h na Fundação Cultural Badesc.

A publicação conta com 300 exemplares, desenvolvidos com recursos do edital do Programa de Apoio à Pesquisa (PAP 2016 – Udesc/Fapesc), e é resultado de pesquisas desenvolvidas pelo grupo “História da arte: Imagem – Acontecimento”.

A publicação, de 231 páginas, apresenta 30 artistas em 32 capítulos que foram escritos por cinco historiadoras da arte: Ana Lúcia Beck, Luana Maribele Wedekin, Luciane Ruschel Garcez, Rosângela Cherem e Sandra Makowiecky, todas atuantes em Florianópolis.

Segundo as organizadoras, a ideia central da pesquisa foi selecionar obras de importância da história da arte em Santa Catarina, unindo passado com presente, evitando um mero estudo biográfico, mas privilegiando as conexões que ligam artistas, espectadores, colecionadores e instituições no meio artístico. Foram selecionadas obras que estejam em instituições  públicas e de acesso facilitado, privilegiando acervos de museus.

“Destacamos o contexto em que as obras foram produzidas, expostas, criticadas, comparadas e colecionadas e assim, estimular a compreensão da arte como fenômeno social, cultural e artístico, e não apenas como produto de uma personalidade ou temperamento”, explica Sandra Makowiecky.

A organizadora explica ainda que o critério que motivou a seleção dos 30 trabalhos em suportes biplanares – ou seja, em suportes essencialmente planos, como pintura, gravura e outros métodos de impressão – a maioria presentes em acervos públicos, foi o equilíbrio entre a qualidade artística das obras e sua representatividade histórica.

“Não se trata, portanto, de um manual, ou história da arte no sentido convencional, pois, ao lado de pinturas de referência, certamente aparecerão outras raramente lembradas”, destaca.

Serviço:

O QUE: Lançamento do livro “Passado-presente em quadros: uma antologia da História da Arte em Santa Catarina”, organizado pelas professoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem.
QUANDO: 22 de agosto, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC.
QUANTO: Entrada gratuita.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h