Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2017-14h06

Programa Apotheke desenvolve espaço para residência artística na Udesc

'Estúdio de pintura Apotheke' vem ocupando o o ateliê de pintura do DAV com artistas de diversas origens. Cartaz: divulgação

O Programa de extensão Estúdio de Pintura Apotheke, desenvolvido no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem oferecendo, nesse primeiro semestre de 2017, um espaço de residência artística para artistas, professores e pesquisadores, com interesse em Artes Visuais. A iniciativa, denominada “Artista em Residência”, é idealizada pela professora e coordenadora do programa Jociele Lampert e visa integrar o conhecimento de artistas convidados aos estudos, técnicas e projetos utilizados no Apotheke.

Iniciado no fim do mês de março com a visita da artista e professora Claudia del Río, da Universidade de Rosário, na Argentina, o projeto “Artista em Residência” vem proporcionando a ocupação do ateliê de pintura do Departamento de Artes Visuais (DAV) com artistas de diversas origens. Claudia esteve em Florianópolis de 9 a 20 de março, realizando oficinas, aulas abertas, visitas a ateliês, práticas artísticas, produção de desenhos e diversas outras atividades que compreendem o seu processo artístico.

O projeto é gratuito e aberto para quaisquer artistas interessados – não é necessário ter algum vínculo com a Udesc. Para participar, é necessário o envio da proposta de residência artística para o email: apothekestudio@gmail.com.

Confira a programação do projeto com os próximos artistas confirmados:
  • 8, 15 e 22 de maio – Fabiana Amaral e Ana Carolina Nogueira
  • De 3 de abril a 12 de junho – Ana Carolina Ferreira
  • De 8 de maio a 5 de junho – Ana Carmolinga
Sobre o Apotheke

O Estúdio de Pintura Apotheke  é um programa de extensão que funciona desde 2014 na Udesc e tem como intuito aprimorar o conhecimento sobre determinadas técnicas de pintura e sobre o processo pictórico. Também desenvolve conversas e trocas de saberes com artistas que tenham conhecimento e notoriedade no meio artístico. Como meios de possibilitar este aprofundamento, oferece oficinas, mini cursos, palestras, aulas abertas e residências artísticas, que envolvam a temática da pintura, para estudantes de graduação, pós-graduação e comunidadeinterna e externa à unversidade.

Em um trecho retirado do site do programa, a organização explica sobre a origem da nomenclatura Apotheke:

“A palavra Apotheke tem origem grega no substantivo apotheke, que designava armazéns do porto de Atenas na Grécia Clássica; Também de origem germânica, indica a origem da palavra botica, boticário ou farmácia. A escolha por esta nomenclatura decorre da percepção da botica como lugar de laboratório, de um labor experimental, o que se aproxima da proposta do grupo que traz em sua fundamentação teórica a referência de John Dewey. Neste sentido, aponta-se para Arte como Experiência, como eixo de interação entre prática e teoria, não fazendo distinção entre o saber artístico e um saber intelectual, considerando o espaço/tempo Universitário onde estamos inseridos”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h