Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/08/2018-16h48

Programa da Udesc para aposentadoria fará palestra aberta ao público em Florianópolis

Palestrante é fundadora da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - Arte: Dafne Miranda
Na próxima quarta-feira, 5, às 13h30, a segunda edição do Programa de Orientação para Aposentadoria (Popa), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), iniciará atividades em Florianópolis com uma palestra gratuita e aberta ao público em geral.

Com o tema "Carreira: as escolhas ao longo da vida até a aposentadoria", a apresentação será com a psicóloga Dulce Helena Penna Soares, na Sala 49 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no Bairro Itacorubi. Não é necessária inscrição prévia.  

Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), onde atua como voluntária no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Dulce é autora de diversos livros, artigos e trabalhos científicos, além de conselheira e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (Abop).

Sobre o Popa

Com encontros semanais até novembro, a segunda turma do Popa em Florianópolis terá participação de servidores do Campus I. O programa também iniciou atividades com uma turma em Lages, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), sob coordenação da psicóloga Estela Maris Camargo Bernardelli. A palestra inaugural ocorreu em 2 de agosto

Durante os encontros, os participantes recebem informações sobre saúde, finanças, previdência, relações familiares, objetivos de vida, entre outros. A programação dessa edição do Popa também prevê a inserção dos temas "Meditação para o cotidiano" e "Ginástica para o cérebro".

O programa é uma iniciativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano da Udesc (CDH) e formou 13 servidores na sua primeira edição, em 2017. Sob coordenação geral da técnica universitária Cláudia Messores, a iniciativa visa preparar e orientar professores e técnicos que, dentro de três anos, terão direito à aposentadoria ou que já têm o tempo de serviço necessário.

Segundo Cláudia, o programa já colhe bons resultados e foi tema de palestras em outras instituições, como na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em junho, e durante o 28º Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas (Concarh), em julho.

Na próxima semana, a técnica também participará do 26º Seminário Estadual dos Orientadores Educacionais, onde ministrará uma palestra sobre a preparação de profissionais da educação para a aposentadoria.

Mais informações podem ser obtidas em www.udesc.br/popa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Palestra é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h