Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/10/2017-14h45

Programa de extensão da Udesc promove oficina e palestra com dramaturgo de São Paulo

Jé Oliveira é ator, dramaturgo, diretor e fundador do Coletivo Negro. Foto: Divulgação
O programa de extensão Encontro com Dramaturgo, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove, nos dias 21 e 22 de outubro, a oficina “Dramaturgias urgentes: A palavra escrita, falada e ouvida como potência” com o diretor e dramaturgo Jé Oliveira. A proposta do encontro é investigar as potencialidades da palavra em cena.

Utilizando textos e canções, a oficina busca ampliar e fortalecer a compreensão de procedimentos dramatúrgicos utilizados na contemporaneidade como testemunhos poéticos dos tempos vividos. Textos de Walter Benjamin, Grace Passô e Bertolt Brecht serão usados, bem como composições dos Racionais MC’s, Chico Buarque e Gilberto Gil.

A oficina, que será realizada na sala Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas, terá início no dia 21 de outubro, das 9h às 13h e das 14h30 às 17h30; e continua no dia 22 de outubro, das 10h às 13h. A participação é gratuita e com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de outubro, pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com.

A visita do dramaturgo à Universidade também inclui uma palestra, que será realizada no dia 20 de outubro, às 19h, no Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. A palestra é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre o projeto

Coordenado pelo professor Stephan Baumgartel, o projeto Encontro com Dramaturgo existe desde 2011 e traz importantes nomes nacionais e internacionais para discutir a dramaturgia contemporânea. Além do ciclo de palestras e oficinas oferecidas, o projeto ainda conta com laboratório de criação de textos teatrais, oficinas para formação de professores da rede pública e o evento Café Dramatúrgico, onde são realizadas leituras de textos teatrais contemporâneos e discussões.

Sobre o ator

Jé Oliveira é ator, dramaturgo, diretor e fundador do Coletivo Negro. Formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, desenvolve pesquisa cênica junto ao Coletivo Negro há 7 anos. Atualmente cursa Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), onde foi subsidiado pelo CNPq em uma investigação acerca da presença do negro no teatro contemporâneo paulistano.

Serviço:

O QUÊ: Palestra com Jé Oliveira.
QUANDO: 20 de outubro, às 19h.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

O QUÊ: Oficina Dramaturgias urgentes: A palavra escrita, falada e ouvida como potência.
QUANDO: 21 de outubro, 9h às 13h e 14h30 às 17h30 e 22 de outubro, 10h às 13h.
ONDE: Sala Teatro-Educação, Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Inscrições pelo e-mail dramaturgiacatarinense@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h