Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2018-16h53

Programa de extensão da Udesc promove palestra e oficina com dramaturga Leonarda Glück

O programa de extensão Encontro com Dramaturgo, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), traz a Florianópolis a atriz, dramaturga, performer e diretora teatral Leonarda Glück para uma palestra e uma oficina no Centro de Artes (Ceart).

Palestra

Nesta sexta-feira, 24, a convidada ministra a palestra “Processos Dramatúrgicos e Dramaturgia Contemporânea” no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. O evento ocorre às 19h, com entrada gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.


Oficina


Já nos dias 25 e 26 de agosto, a Udesc promove a oficina “Dramaturgia Incessante do Eu” com Leonarda Glück, das 14h às 19h, integrando a programação do evento “Ceart Aberto à Comunidade”. A oficina ocorre na sala Teatro e Educação, do Departamento de Artes Cênicas, com inscrição no dia 25 de agosto, a partir das 13h, no local.

A oficina propõe estudos de casos em que a dramaturgia de trabalhos dedicados às artes cênicas tem as vivências pessoais do sujeito como ponto de partida para a criação. Além disso, o encontro visa gerar reflexão sobre algumas das possibilidades de criação dramatúrgica na contemporaneidade, novos formatos para as narrativas, adaptações de obras e autores clássicos e não clássicos e o fluxo de consciência na cena. Esses estudos irão alimentar um banco de dados pessoal de cada participante que servirá de suporte para a criação própria.

Sobre a ministrante

Leonarda Glück é atriz, dramaturga, performer, curadora e diretora teatral e trabalha com a fusão entre linguagens artísticas, tais como teatro, dança, performance art, literatura, música, vídeo, artes visuais e cibernéticas, bem como com suas estreitas relações com o corpo e suas ressonâncias afetivas. É diretora teatral graduada pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

É artista residente e fundadora do Espaço Cultural Casa Selvática desde 2012, em Curitiba. Foi diversas vezes premiada pela Fundação Cultural de Curitiba, pela Fundação Nacional das Artes e por programas como o Rumos Itaú Cultural. Os trabalhos que levam o nome da artista, sejam eles teatrais, performáticos, literários e/ou audiovisuais, já foram apresentados em diversas cidades do país e do exterior, bem como publicados em diversas mídias, jornais, revistas e periódicos especializados em arte e cultura. As temáticas principais trabalhadas pela artista são amor, neocolonialismo, globalização, linguística, fronteiras, tecnologia, transexualidade, conflitos mundiais, Brasil, sexo, violência, cultura LGBT, dominação e poder.

Em 2016 a artista lançou seu primeiro livro de dramaturgia, intitulado “A Perfodrama de Leonarda Glück – Literaturas Dramáticas de Uma Mulher (Trans) de Teatro”, contendo seis peças para teatro, além de um ensaio fotográfico exclusivo.


Serviço:


O QUÊ: Encontro com Dramaturga - Leonarda Glück: Palestra “Processos Dramatúrgicos e Dramaturgia Contemporânea”.
QUANDO: 24 de agosto, às 19h.
ONDE: Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

O QUÊ: Encontro com Dramaturga - Leonarda Glück: Oficina "Dramaturgia Incessante do Eu”.
QUANDO: 25 e 26 de agosto, das 14h às 19h.
ONDE: Sala Teatro Educação - Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público. Inscrições no dia 25 de agosto, a partir das 13h, no local.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h