Foto: Divulgação
O programa de extensão Enredar-se aos Pés, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a partir desta sexta-feira, 10, os "Salões de Improvisação", um espaço aberto para dança e improviso. Os encontros acontecem nas sexta-feiras de outubro, das 19h30 às 21h30, na Sala Dança 1 (DAC-03), no Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição.
"Salões de Improvisação" é uma oficina de movimentos de dança coordenada pela professora de Artes Cênicas da Udesc, Bianca Scliar, juntamente com os integrantes do programa de extensão Ariel Gaboro, Fernando Gesser e Vivian Brasil. De acordo com os organizadores, não há aula nem roteiro, apenas o convite a se permitir ao inesperado, onde música, gesto, objeto ou silêncio podem nascer com o movimento. Entre luzes, cheiros e texturas, os participantes são convidados a improvisar a dança, conduzidos pelo próprio ambiente.
Os encontros são chamados de "Substratos" e fazem referência à natureza ao relacionar os movimentos da dança e do improviso com os elementos que compõem a superfície terrestre, como as raízes, os rios, os mangues e as folhas. Ao todo serão quatro encontros, com convidados artísticos. O "Substrato I", que acontece nesta sexta-feira, conta com a participação dos artistas Abdel Cuauhtli e Flora Holderbaum.
Sobre os artistas
Abdel Cuauhtli possui formação interdisciplinar na área de artes visuais, documentário e dança. Cursou mestrado em Cinema Documental na Escola Nacional de Artes Cinematográficas (ENAC) e estudou Artes Visuais na Faculdade de Arte e Design da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Como dançarino e professor de tango há mais de 17 anos, participa de diversos teatros e festivais internacionais. As obras do artista fazem parte de coleções pelo mundo.
Flora Holderbaum é doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Música pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). É bacharel em Violino e Artes Visuais pela Udesc e mestre em Teoria, Estética e Criação Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora colaboradora em Tecnologia Musical no Departamento de Música (DMU) da Udesc, desde setembro de 2020. Ministra disciplinas como Introdução à Tecnologia Musical, Introdução à Gravação, Música Eletroacústica e Sound Design para Teatro.
Enredar-se aos Pés
O programa de extensão Enredar-se aos Pés surgiu através de pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), em diálogo com áreas da Geografia, História, Ecologia, Psicologia e Antropologia. O projeto busca tecer conexões entre pedagogias do teatro, pedagogias da percepção e práticas de dança e performance em meio à natureza. O objetivo é abrir espaço para experiências coletivas que cultivem vínculos com as paisagens.
Serviço
O quê: Salões de Improvisação
Quando: Sextas-feiras - 10, 17, 24 e 31 de outubro, das 19h30 às 21h30
Onde: Sala Dança 1 (DAC-03), no Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart
Quanto: Gratuito e sem necessidade de inscrição
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350