Estudantes vieram da Argentina ao Brasil por meio do programa
Move La América, da Capes. Foto: Linda Pereira/Udesc
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu, neste primeiro semestre de 2025, três estudantes internacionais por meio do programa Move La América. A iniciativa é da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que busca fortalecer a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Martina Cabrera, da Universidad del Centro de la Provincia de Buenos Aires, realiza seu mestrado sanduíche na Udesc, sob orientação do professor Stephan Baumgartel. “Me surpreenderam as instalações, as salas de aula, os equipamentos, a grande quantidade de recursos físicos que o Ceart tem em comparação com as instalações da minha universidade”, contou.
Em 2024, a pesquisadora teve a oportunidade de fazer um curso com André Carreira, professor do departamento de Artes Cênicas da Udesc, e Doris Rollemberg, professora da Escola de Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Perguntei sobre quais universidades escolher, e ambos indicaram a Udesc”, relatou Martina.
Vinda da universidade mais antiga da Argentina, a Universidade Nacional de Córdoba, Lorena Lopes é doutoranda na Udesc sob orientação da professora Maria Brígida de Miranda. “A universidade oferece apoio acadêmico, o que foi fundamental para me sentir acolhida e motivada a participar das atividades de ensino e pesquisa desde o início”, disse.
Lorena ressaltou como a experiência na universidade vem superando as suas expectativas. “Fiquei positivamente surpresa com o incentivo constante à pesquisa, à leitura crítica e ao pensamento interdisciplinar”, enfatizou.
De San Miguel de Tucumán, Argentina, Mauricio Ramos Yassine é doutorando no Brasil sob a orientação do professor André Carreira. “Estudar ou pesquisar em uma universidade diferente da sua de origem sempre representa uma experiência valiosa e transformadora”, comentou.
Mauricio também compartilhou o motivo de ter escolhido a Udesc como destino para o intercâmbio. “A orientação acadêmica do PPGAC está relacionada com o meu projeto de pesquisa doutoral, que aborda as práticas de atuação cênica no teatro independente de San Miguel de Tucumán”, afirmou o acadêmico.
Sobre o programa
O Programa Move La América é uma iniciativa da Capes que visa internacionalizar a pós-graduação brasileira por meio da cooperação com países da América Latina e do Caribe. O programa oferece bolsas de mestrado e doutorado sanduíche para que estudantes estrangeiros realizem parte de seus estudos em instituições brasileiras.
Em dezembro de 2024, a Capes selecionou 1.423 estudantes por meio do Edital
nº 7/2024. O resultado indicou também as instituições brasileiras anfitriãs e os coorientadores responsáveis. As atividades começaram no primeiro semestre de 2025. Mais informações estão disponíveis no
portal da Capes.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
Texto pela estagiária de jornalismo Isabella Silveira da Rosa, sob supervisão da jornalista Tássia Becker Alexandre
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350