Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/10/2020-14h47

Programa de Pós-Graduação em Moda da Udesc desenvolve parceria com universidade de Milão

O convênio será entre a Udesc e a Universidade Politécnico de Milão e permitirá intercâmbio entre estudantes das duas instituições

A professora Sandra Regina Rech e o edifício 2 do dept. de Design do Politécnico de Milão. Fotos: arquivo prof. Sandra.
O programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está desenvolvendo um convênio com a universidade Politécnico de Milão, o qual permitirá que estudantes de Moda e de Design, das instituições parceiras, realizem intercâmbio no Brasil e Itália.

O convênio está sendo desenvolvido por iniciativa da professora Sandra Regina Rech, do departamento de Moda do Ceart, que atualmente está como professora visitante na instituição italiana, sob a tutela do professor Giovanni Maria Conti do Departamento de Design, da universidade estrangeira, o qual é um dos facilitadores dessa parceria. O Politécnico de Milão é a universidade mais premiada da Itália e 6ª melhor universidade do mundo, na área Arts & Design, conforme relatório QS World University Rankings 2020 (Reino Unido).

O acordo já está sendo finalizado e permitirá que dois alunos do Ceart e dois alunos do Politécnico de Milão tenham a experiência internacional, vivendo entre seis meses a um ano nos países parceiros. As vagas serão destinadas aos alunos de graduação e pós-graduação em Moda ou Design. 

Sandra Rech afirma que os programas da Udesc Ceart, tanto na Moda, como no Design, ganharão muito com a parceria, já que a instituição italiana desenvolve muitos projetos inovadores nessas áreas. “Milão é considerada a capital da Moda e do Design, tem eventos importantes como o Salone del Mobile, FuoriSalone e Milano Fashion Week e só de estar próximo a estes já é uma grande oportunidade. Além de que, dentro do Politécnico, acontecem diversos projetos em parceria com grandes empresas como Adidas, Missoni, Woolmark, Shima Seiki, entre outros”, complementa Sandra sobre a oportunidade.

Se a situação da Covid-19 for favorável o edital de seleção dos alunos poderá ser lançado no próximo semestre do ano que vem. Neste momento, tudo depende da duração e das restrições estabelecidas por conta da pandemia mundial. “A intenção é que a partir do segundo semestre de 2021, os alunos já estejam viajando ou em 2022”, afirma Sandra.

Por isso,  e para dar início à experiência e à parceria, estão sendo planejados alguns cursos online, como um “intercâmbio à distância”, organizados pela Udesc, por meio da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII/Udesc),  em conjunto com o Poli.design, vinculado ao Politécnico de Milão. O primeiro evento, que aconteceu no dia 20 de outubro, foi o webinar intitulado Fronteiras Têxteis, com a professora Sandra e o professor Giovanni.

Galeria de imagens: As imagens da galeria são todas da professora Sandra Rech. As fotos onde as pessoas aparecem sem máscara, foram antes da pandemia. Todos eventos que a professora Sandra participou, na Itália: Pitti Filati Firenze (Janeiro/2020); Milano Fashion Week (Fevereiro/2020); e Projetos Missoni.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h