Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/02/2019-18h27

Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc promove palestras, recital e oficina em fevereiro e março

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), recebe nos meses de fevereiro e março quatro professores convidados para palestras, recital e oficina gratuitos e abertos ao público.

A ação integra o projeto "Rodadas de Pesquisa do PPGMUS", que visa a circulação do conhecimento científico na comunidade universitária e externa, veiculando trabalhos de pesquisa desenvolvidos por convidados nacionais e internacionais e professores do Programa. O projeto também articula as linhas de pesquisa do programa, propondo diálogos entre processos e produtos de pesquisa nas diferentes áreas de concentração.

Confira a programação:





  • Daniel Lemos (UFMA)

Recital-palestra: “Piano Maranhense: uma pesquisa artística”
Data: 18 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart

Este recital de piano solo contemplará obras resultantes do levantamento e edição do repertório pianístico escrito por compositores nascidos ou radicados no Maranhão. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre o método empregado nessa pesquisa de Doutorado, em andamento no PPGM/Unirio, contemplando historiografia, pesquisa artística e administração musical.

Daniel Lemos é pianista, professor de música e artista-pesquisador com atuação desde 1994. Apresentou-se como solista e acompanhador em teatros, salas de concerto e espaços culturais diversos em variados estados brasileiros. Formou-se em nível técnico de piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (RJ), bacharelado em piano e mestrado em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Desde 2009 reside em São Luís, sendo atualmente professor do Departamento de Música da UFMA e professor formador no curso de Música Licenciatura à distância da UEMA. Está cursando o doutorado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem se dedicado ao projeto cultural “Piano Maranhense” desde 2017, com apresentações de obras para piano solo de compositores nascidos ou estabelecidos no Maranhão durante os séculos 19 e 20 em espaços culturais diversos.

  • Laura Mello (Brasil/Alemanha)

Palestra: Colaborar-te! Arte e educação em colaboração
Data: 20 de fevereiro
Horário: 10h20
Local: Auditório Profa. Dra. Cristina Pessi (Bloco Amarelo)

Na conversa, Laura Mello pretende debater projetos de arte e arte-educação colaborativos realizados na Alemanha nos últimos anos, envolvendo artistas do som, estudantes de escola e refugiados de todas as idades e de todo o mundo.

Laura Mello é blumenauense e vive em Berlim. Seu trabalho artístico inclui composições musicais para instrumentos, instalações sonoras, intervenções e performances audiovisuais. Tanto neste trabalho quanto na área de arte-educação, desenvolve conceitos explorando as relações entre linguagens faladas, som e imagem. Foi professora da Udesc Ceart em 2002. É formada em Publicidade e Propaganda (UFPR), Composição e Regência (Embap), tem especialização em Estética da Música do Séc XX (Embap) e Composição de Música Eletroacústica em Viena (MDW-Viena).

  • Luzmilla Mendivil (PUC Peru)

Oficina: Introdução à música criolla no Peru: principais características, instrumentos e dança
Data: 19 de fevereiro
Horário: 10h30
Local: Auditório do Departamento de Música

Palestra:  “Peru: canções, dinâmica social e história contemporânea
Data: 20 de fevereiro
Horário: 15h30
Local: Auditório Profa. Dra. Cristina Pessi (Bloco Amarelo)

Através de canções populares emblemáticas são explicados e compreendidos diversos processos sociais e da realidade peruana: ruptura social, processos de migração interna e a dinâmica social resultante, crise social e política, entre outros.

Luzmilla Mendivil é professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUC-Peru). Doutora em Ciências da Educação pela PUC-Peru, com a tese “Canciones y construcción social de identidades en educación inicial: Un análisis crítico”. Possui extensa experiência em formação inicial de professores, formação contínua de professores e formação de professores na Pós-Graduação. Especialista em Educação Infantil e Educação Musical. Desenvolve pesquisa no campo da educação tendo como principal temática o desenvolvimento profissional, especialmente a partir de estudos de caso e estudos etnográficos.

  • Julio Mariñelarena (México/Alemanha-DAAD)

Roda de conversa: Modernidade/(de)colonialidade e prática musical
Data: 20 de março
Horário: 10h30
Local: Auditório Profa. Dra. Cristina Pessi (Bloco Amarelo)

Julio Mariñelarena é docente do Instituto de Pedagogia Musical da Universidade Ludwig-Maximilians (LMU – Munique), na Alemanha. É doutor em educação musical e musicologia pela mesma universidade, com a tese “Community Music- an alternative for decolonization: the role of the music school CECAM in the decolonization of the Oaxacan Indigenous communities.” Seus temas atuais de pesquisa são modernidade/(de)colonialidade, meios digitais, aprendizagem informal, neurociencia cognitiva e suas aplicações na área musical. Possui vasta experiencia no ensino de violão em diferentes níveis educativos e instituições e no México e na Alemanha. Tem ministrado workshops de violão em diversos conservatórios no México. Sua atividade artística tem se desenvolvido no México e na Europa e inclui tanto a música acadêmica como a música popular.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h