Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2018-15h41

Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc realiza seminário de pesquisa de 6 a 10 de agosto

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), realiza de 6 a 10 de agosto o 11º Seminário de Pesquisa do PPGMUS. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com conferências de professores convidados reconhecidos em suas áreas de atuação, além de recital e defesas de mestrado. Confira a programação completa.

O evento também marca o início da nova turma de mestrado em Música da Udesc, que terá um momento de apresentação dos professores e reunião com a coordenação.

Palestras


O professor José Jorge de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB), fará a aula inaugural do semestre 2018.2 com o tema “Encontro de Saberes nas Artes: Para a Descolonização do Currículo das Artes nas Universidades da América Latina”. A palestra marca o início do Seminário no dia 6 de agosto, às 16h.

Já no dia 7, às 14h, a Udesc recebe o professor Paulo Castagna, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para a palestra “Tratamento de acervos históricos, catalogação e edição musical como trabalhos musicológicos de base”.

O professor Gabriel Rezende, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), é outro convidado do evento, que abordará no dia 10 de agosto, às 16h30, o tema “60 anos da Bossa Nova: Chega de Saudade como gesto fundacional do movimento”.

Todas as palestras serão realizadas no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

Recital


No dia 8 de agosto, às 20h, o mestrando Gandhi de Oliveira Martinez realiza um recital de composição no auditório do Departamento de Música (DMU), com entrada gratuita e aberta ao público.

Defesas


Quatro defesas de mestrado em Música serão realizadas durante o evento:
  • 9 de agosto | 9h: “Entre o êxtase e a estase: a música de Milton Nascimento”, de Luiz Mariano Miranda, sob orientação do Prof. Dr. Luigi Irlandini;
  • 9 de agosto | 14h: “O sombrio na música: um ciclo de peças”, de Gandhi de Oliveira Martinez, sob orientação do Prof. Dr. Acácio Tadeu Camargo Piedade;
  • 10 de agosto | 9h: “Progressões rebeldes: dois ensaios sobre harmonia e valoração em música”, de Marília do Espírito Santo Carvalho, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Freitas;
  • 10 de agosto | 14h: “Uma proposta de análise para Canticum Naturale, de Edino Krieger”, de Julio Cesar Damaceno, sob orientação do Prof. Dr. Acácio Piedade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Notícia atualizada em 03 de agosto de 2018, às 15h03.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h