Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2017-19h09

Programade de extensão Moda e Economia Criativa da Udesc realiza palestra e oficina na Semana da Rendeira

Um dos objetivos do programa de extensão é capacitar a comunidade no desenvolvimento de produtos têxteis e de vestuário em parceria com rendeiras de Bilro. Foto: Divulgação
O programa de extensão Moda e Economia Criativa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participará da Semana da Rendeira com duas atividades sobre renda de bilro. A Semana é organizada pela Fundação Franklin Cascaes, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, e ocorre de 16 a 21 de outubro.

No dia 16 será realizada a palestra “Renda de Bilro, Moda e Economia Criativa”, ministrada por Lucas da Rosa, professor do Departamento de Moda da Udesc Ceart, e pelas bolsistas de extensão Yasmine Lunelli e Ágata Carraro Morgan. A palestra começa às 14h e será realizada na Casa das Máquinas – Espaço de Artes, na Lagoa da Conceição.

Já no dia 19, também começando às 14h no mesmo local, o professor Lucas da Rosa e as rendeiras Enedina Duarte e Maria das Rendas realizarão a oficina “Desenhar Piques de Rendas de Bilro”. São 25 vagas abertas para toda a comunidade. As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo telefone 48 3232-1514, do Centro Cultural Bento Silvério. Confira a programação completa

Udesc Ceart oferece curso de renda de bilro

O programa de extensão Moda e Economia Criativa também está realizando na Udesc Ceart o curso Renda de Bilro: marca, cultura e moda, aberto à comunidade. Neste semestre conta com a presença de rendeiras, para auxiliarem na união entre moda e artesanato, e com 18 participantes, que estão construindo rendas para serem inseridas em peças de vestuário. As peças serão apresentadas na 24º Açor, Festa da Cultura Açoriana, que será realizada no município de Palhoça em 11 de novembro.

As ações do programa buscam contribuir com o fortalecimento da educação voltada para a diversidade cultural, desenvolvendo atividades voltadas para a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Um dos objetivos é capacitar a comunidade no desenvolvimento de produtos têxteis e de vestuário em parceria com rendeiras de Bilro.

Outro projeto é a coleta de materiais e entrevista com artesãs e rendeiras sobre práticas e processos de produção. A ação ocorrerá em parceria com o programa de extensão Modateca, da Udesc, que irá fornecer suporte para registro, documentação e armazenamento das amostras, como acervo da cultura material de Florianópolis.

Serviço:

O QUÊ: Palestra “Renda de Bilro, Moda e Economia Criativa”.
QUANDO: 16 de outubro, às 14h.
ONDE: Casa das Máquinas – Espaço de Artes, Rua Henrique Veras do Nascimento, 82, Lagoa da Conceição.
QUANTO: Evento gratuito e aberto à comunidade.

O QUÊ: Oficina “Desenhar Piques de Rendas de Bilro”.
QUANDO: 19 de outubro, às 14h.
ONDE: Centro Cultural Bento Silvério, Rua Henrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição.
QUANTO: Evento gratuito e aberto à comunidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h