Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/09/2021-13h55

Projeto apoiado pela Udesc Ceart abre inscrições para Laboratório Criativo de Arte

O projeto BERRO: Laboratório Criativo de Arte, Memória e Comunidade, apoiado pelo Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para o laboratório de criação artística. As ações do projeto são voltadas para adolescentes de seis bairros de Florianópolis que queiram usar da arte para falar de assuntos emergentes como suas vidas, comunidades, sustentabilidade e memória cultural. Os interessados têm até 30 de setembro para se inscrever. 

De acordco com o ministrante do projeto, Luiz Gabriel Vasconcelos, arte-educador e engenheiro ambiental "o foco do projeto é criar um espaço de encontro de pessoas, ideias e áreas e, com isso, estimular uma troca maior entre adolescentes e suas realidades sociais, encorajando a ter uma participação mais ativa e comprometida na construção da sustentabilidade e do patrimônio cultural de seus próprios bairros”. 

A criação do Laboratório BERRO foi financiada pelo Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis (FCFFC) e tem como apoiador o Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG). O laboratório conta com a participação do professor do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc Ceart, Vicente Concílio, e de mais três estudantes do centro: Emanuele Mattielo, doutoranda do PPGT, Leandro Lunelli, aluno da graduação em Artes Visuais e egresso do curso de bacharelado e licenciatura em Teatro, e de Lucas Viapiana, egresso do Teatro. Os três integrantes fazem parte do grupo de pesquisa Imagens Políticas do DAC,coordenado pelos professores Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel. 

Inscrições e público-alvo
Para fazer a inscrição, os interessados devem mandar um e-mail para o endereço eletrônico projetoberro2021@gmail.com. No total são 10 vagas, destinadas a adolescentes entre 13 e 15 anos, que sejam moradores dos bairros Trindade, Pantanal, Santa Mônica, Itacorubi, Córrego Grande e Lagoa da Conceição, em Florianópolis.  

Os selecionados para o laboratório serão anunciados no dia 2 de outubro, por meio do e-mail dos inscritos e pelo Instagram @projetoberro, onde há informações adicionais.

Programação 
O Laboratório BERRO começa no dia 27 de outubro. As aulas serão todas às quartsa-feiras, das 14h às 17h, no Conselho Comunitário do Córrego Grande (Rua João Pio Duarte Silva, nº 1415). Serão oito encontros ministrados pelos arte-educadores Lucas Viapiana, e Luiz Vasconcelos (Quick), com a orientação pedagógica de Emanuele Mattiello e produção de Leandro Lunelli. Ao final, será feita uma ação artística criada coletivamente pelos adolescentes e uma roda de conversa promovida pelo professor Vicente  Concílio.

O projeto dará apoio para o deslocamento dos alunos, as atividades serão totalmente gratuitas e com certificado de participação de 24 horas. 

Serviço
O quê: Inscrições para o BERRO: Laboratório Criativo de Arte, Memória e Comunidade;
Quando: Até 30 de setembro de 2021;
Quanto: Gratuito;
Onde: Via e-mail para projetoberro2021@gmail.com;
Público-alvo: Adolesecentes de 13 a 15 anos de alguns bairros de Florianópolis;
Informações: Pelo e-mail acima, ou pelo Instagram do projeto.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart* 
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h