Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2021-16h48

Projeto com apoio da Udesc de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha faz apresentações no fim de semana

Projeto é coordenado por mestrando do PPGT da Udesc Ceart

Imagem: Divulgação.
O projeto de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, desenvolvido pelo mestrando Guilherme Porte, do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove neste fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, a Mostra de Processo 2021, resultado do trabalho desenvolvido nas ações do projeto.

No sábado (25), às 17h, acontece a sessão oficial do grupo, na Associação Comunitária do bairro Sambaqui, durante o evento “Picnic no Parque”, na ocasião, haverá sessões extras, entre às 15h e às 16h, conforme o público presente no evento. Outras duas sessões acontecem no domingo (26), às 16h30 e às 17h30, no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha. As apresentações são gratuitas e são resultado do curso rápido de iniciação teatral com alunos de 8 a 80 anos. “Nossa vontade é vivificar as atividades culturais em centros comunitários dos bairros e aproximar a comunidade desses espaços comunitários e atividades de troca tão importantes”, conta Guilherme Porte. De acordo com ele, o aspecto intergeracional do projeto incentiva ainda mais a troca de saberes, valores, memórias e práticas entre gerações da comunidade.

Segundo os organizadores, a Mostra de Processo apresenta alguns dos jogos teatrais, cenas, brincadeiras e cantigas trabalhadas durante o curso. As apresentações permitem que muitas dessas pessoas experimentem estar em cena pela primeira vez.

A duração é de 20 minutos e a classificação livre. Serão feitas várias sessões para respeitar os protocolos sanitários contra a Covid-19, por isso senhas gratuitas serão distribuídas 10 minutos antes de cada sessão, nos locais.

Sobre o projeto

A atividade nasceu da pesquisa do aluno Guilherme Porte dentro na graduação em Teatro na Udesc, e tornou-se foco do mestrado no PPGT/Udesc Ceart. Ele tem apoio do Centro de Artes e a coordenação pedagógica do projeto é do professor Vicente Concilio, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) e do PPGT.

Conta ainda, com a orientação do mestrado, do professor Flávio Desgranges e com o apoio da professora Tereza Franzoni. Tem como produtora, a aluna do doutorado do PPGT Emanuele Mattiello e como designer e direção de comunicação, a egressa do curso de Design da Udesc Ceart, Laura Zancanaro de Albuquerque.

Serviço

O quê: Apresentações da Mostra de Processo do Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha;
Quando e Onde:
-Sábado (25): às 17h, na Associação Comunitária do Sambaqui, dentro do evento Picnic no Parque, com apresentações extras entre 15h e 16h; - Domingo (26): primeira sessão às 16h30, segunda sessão às 17h30;
Quanto: gratuito;
Como: senhas gratuitas serão distribuídas 10 minutos antes por ordem de chegada;
Duração das apresentações: até 20 minutos.
Classificação: livre.
Mais informações: no Instagram @teatrocomunitariodoreibeirao

Confira na galeria
a ficha técnica da mostra.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto



galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h