Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2017-17h25

Projeto da Udesc busca melhorar a qualidade dos banheiros da universidade

Usuários podem informar caso exista algum problema nos banheiros. Foto: Laís Moser
O projeto “Banheiro Bacana” pretende utilizar a tecnologia e a participação da comunidade acadêmica para melhorar a qualidade e evitar o desperdício de materiais nos banheiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Nesta segunda-feira, 31 de julho, o projeto foi oficialmente lançado no Centro de Artes (Ceart) da universidade, onde foram instaladas placas com um “QR Code” em 16 banheiros da unidade, em um projeto-piloto da Udesc.

Através da leitura do “QR Code”, que pode ser feita com um aplicativo gratuito pelo celular, os usuários podem informar caso exista algum problema, como falta de material ou defeito na estrutura dos banheiros. Cada local possui um código próprio que dá acesso a um formulário no qual o usuário deve informar o problema encontrado. As informações coletadas serão enviadas para o setor responsável pela manutenção dos banheiros, que tomará as devidas providências.

A iniciativa foi do administrador Marcelo Gomes Cardoso, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que também coordenou e participou ativamente das etapas do projeto. A parte de programação ficou por conta do técnico Jean Carlos Oliveira de Abreu, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

O Laboratório de Design (LabDesign) da Udesc Ceart também participou do projeto. Durante um mês, as bolsistas Bárbara Fontenelle e Fabiana Guenka trabalharam nas placas que foram colocadas nos banheiros. A parte gráfica foi desenvolvida após uma busca por referências em campanhas realizadas por outras universidades. Já o texto foi criado com o auxílio dos demais integrantes do Labdesign e da Secretaria de Comunicação (Secom) da Udesc.

Um dos pontos positivos do projeto é tornar a comunicação entre a comunidade e a instituição menos burocrática e mais eficiente. Se a experiência der certo, pode ser expandida para outras áreas da universidade, como as salas de aula e os laboratórios.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h