Da esquerda para a direita, Marta Facco, William da Silva,
Jociele Lampert e Pedro Callavari. Foto: Gustavo Henrique.
A cooperação internacional entre Udesc e Universidade de Lisboa (Portugal) será estreitada na área de pintura e arte educação, com a aprovação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do projeto "Estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem nas artes visuais", coordenado pela professora Jociele Lampert, do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).
O projeto foi aprovado pelo CNPq na chamada nº 26/2021 de apoio à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de bolsas no exterior. A proposta prevê que tanto a professora Jociele, quanto a pós-doutoranda e professora da rede pública de Florianópolis, Marta Facco, e os doutorandos em Artes Visuais na Udesc, Pedro Callavari e William da Silva, realizem atividades na
Faculdade de Belas Artes (FBAUL) da
Universidade de Lisboa, em Portugal, no primeiro semestre de 2023.
O projeto prevê que Jociele realize um pós-doutorado atuando como professora visitante na FBAUL, onde estará vinculada ao grupo de investigação em pintura do
Centro de Investigação e Estudo em Belas Artes (Cieba) e desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão durante seis meses. Já os estudantes de doutorado passarão quatro meses na Universidade de Lisboa, realizando parte da pesquisa de doutorado e ministrando oficinas, práticas pictóricas e aulas no ateliê de pintura.
“Nós iremos nos vincular ao grupo de investigação em pintura, coordenado pela professora catedrática Dra. Isabel Sabino, e a ideia é trabalhar lá nas disciplinas iniciais de pintura, bem como, pesquisar sobre metodologias artísticas e o estúdio como um lugar de estudos. Será uma oportunidade em adensarmos as parcerias de fato”, comenta Jociele.
Viviane Beineke, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ceart, destaca que esta é a primeira vez que a Udesc Ceart é contemplada em uma chamada nestes moldes, e ressalta a importância e o caráter coletivo do projeto selecionado. “A aprovação deste projeto é uma ação muito robusta em termos de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart. Não é somente uma professora que vai para uma viagem internacional, mas é um projeto articulado de um grupo de pesquisa que se integra a redes de pesquisa internacionais”, afirma a diretora.
Jociele também destaca a importância do aceite nesta chamada de cooperação internacional. “Propomos continuidade nos estudos por meio do projeto submetido ao CNPq, que entrelaça grupos de pesquisa em diferentes instituições, o que certamente colaborará para formação científica em nosso país e poderá incidir sobre formações docentes na área de arte e educação. É um edital de cooperação internacional que fomentará de forma real e vital a consolidação do plano de trabalho com quatro bolsas de investigação buscando aproximar a Udesc da Universidade de Lisboa, especificamente, o Ceart da FBAUL em Portugal”, afirma a professora.
Sobre o projeto
O projeto de pesquisa aceito pelo CNPq na chamada de cooperação internacional está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart e articula-se com ações de ensino e extensão por meio do programa permanente
Estúdio de Pintura Apotheke, visando contribuir com a formação docente de artistas, professores e pesquisadores.
O projeto iniciou-se em 2013, quando Jociele Lampert esteve como professora visitante no Teachers College, na Universidade Columbia em Nova Iorque, com bolsa de pesquisa Fulbright. Na ocasião, ela aprofundou-se nos estudos do filósofo norte-americano John Dewey e na arte como experiência, a partir da proposta da Escola Laboratório de Dewey - criada por ele em 1896, vinculada à Universidade de Chicago, como local de experimentação de novas abordagens pedagógicas.
Desde então, os estudos de Dewey tem guiado as ações do projeto, orientado investigações de mestrandos e doutorandos, assim como o desenvolvimento de métodos e procedimentos que colaboram para a formação docente inicial e continuada de professores de arte. Além disso, o próprio projeto constitui-se em campo experimental de investigação: “Desta forma, praticamos o que estudamos na teoria. Afinal, fazemos pesquisa para a vida, para resolver problemas, para criar problemas e para olhar nosso próprio contexto”, comenta Jociele.
Em seu retorno à Udesc, após a temporada na Universidade Columbia, a professora fundou o Estúdio de Pintura Apotheke, que articula a prática docente à prática artística. Fazem parte do projeto a Revista Apotheke, o canal no Youtube, e a produção de artigos que documentam a prática pedagógica que tem sido desenvolvida, além de configurar-se, também, como um programa de extensão permanente na Udesc desde 2022.
“Desde 2014, o Estúdio de Pintura Apotheke objetiva desenvolver redes, e desde 2022 conseguimos efetivar ações interdepartamentais e interinstitucionais, gostamos de chamar de Apotheke em Rede. Deste Aptoheke em Rede também nascem ações de cooperação internacional, aulas abertas, parcerias com professoras e professores nos Estados Unidos e Portugal especificamente, considerando o ensino de pintura e os estudos sobre a referência de Dewey, sendo a arte como experiência o centro de nossas pesquisas”, comenta Jociele.
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