Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/08/2018-14h12

Projeto da Udesc é apresentado na 2° Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro

Foto: DEAP SC/Divulgação
Realizar um projeto que envolva arte - sinônimo de liberdade, em um lugar restrito e controlado como uma penitenciária, foi o desafio enfrentado no projeto de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pela primeira vez a peça teatral montada na Penitenciária Feminina de Florianópolis e desenvovolvida pelo professor Vicente Concílcio e o estudante de mestrado Yuri Lima Cabral, foi apresentada em julho na 2° Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro.

Após ensaios e a luta pelo estabelecimento de uma rotina de ensaios e aulas de arte com mulheres em regime fechado, o professor pode levar as suas alunas para o palco no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras. Utilizando a técnica teatral “Vulsh”, as atrizes fizeram um roteiro de improvisação e jogos inspirado nas atividades desenvolvidas com o grupo de intercambistas da Universidade de Michigan (EUA), que estiveram na Udesc em maio.

A performance foi tida como um dos pontos principais da Mostra, que busca discutir temas relacionados à arte e reeducação de pessoas que passam pela privação de liberdade. Segundo o professor do Centro de Artes (Ceart), Vicente Concílio, entre as ações do programa está promover o contato da universidade e mostrar uma forma tanto de tratamento como de reintegração na comunidade.

Esta é a segunda edição da Mostraque promoveu debates e apresentação de teatro, dança, declamação de poesia e música de 24 a 26 de julho de 2018. A programação contou com apresentações de outras penitenciárias pelo Brasil.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: DEAP SC/Divulgação
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h