Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/04/2021-14h42

Projeto da Udesc oferta cursos de formação continuada para professores da universidade

Cursos são promovidos pela Udesc Alto Vale - Foto: Div.
Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) podem se inscrever para participar de três cursos online de formação continuada que serão realizados em maio. Acesse a programação.

As atividades são vinculadas ao projeto do Núcleo Setorial de Formação Continuada do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).  

O curso "Aprendizagem ativa e colaborativa: Caminhos para avaliação acadêmica em tempos de ensino remoto emergencial" será ministrado pela professora Maidi Dalri, com atividades síncronas (em 3 e 10 de maio, das 18h às 21h) e assíncronas, totalizando um total de 10 horas-aula. Acesse o formulário de inscrição.

A formação será realizada pela plataforma Moodle, com limite de 36 participantes. O objetivo do curso é apresentar aos docentes diferentes possibilidades de avaliação que podem ser utilizadas no cenário de ensino remoto emergencial, enfocando a necessidade de mudança metodológica e a adoção de novos recursos e ferramentas que possibilitam a realização de avaliações ativas, colaborativas e processuais.

Programação neurolinguística  

O curso "Formação prática em Programação Neurolinguística (PNL) e reprogramação emocional para professores" será ministrado por Thiago Caetano, com dois encontros virtuais via Microsoft Teams, em 5 e 12 de maio, às 17h30. A carga horária total será de oito horas, com limite de 50 participantes. Acesse o formulário de inscrição.

A atividade visa "levar aos professores técnicas práticas de reprogramação mental e emocional, para gerar aprendizado mais rápido e profundo aos seus alunos, impactando no engajamento e na motivação dos estudantes, preparando o docente para aproveitar as oportunidades e superar os desafios no seu trabalho e demais áreas da vida".

Métodos avaliativos  

E o curso "Métodos avaliativos e a necessidade de metodologias diferenciadas" será ministrado pelo professor Rogério Simões, em 13 de maio, às 14h, por meio do Microsoft Teams. Acesse o formulário de inscrição.

A atividade tem como objetivo "fazer uma introdução sobre a aprendizagem do jovem adulto e a necessidade de metodologias diferenciadas de ensino para contextualizar, com foco nos tipos de avaliação e a importância de cada uma delas".

No curso será proposto aos participantes selecionar uma disciplina que lecionam e adaptá-la para contemplar os três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somática.

Mais informações  

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação da Udesc Alto Vale pelo e-mail deg.ceavi@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Cursos são promovidos pela Udesc Alto Vale
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h