Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2021-19h40

Projeto da Udesc Teatro para o Desenvolvimento Humano realiza palestras e curso

Os eventos são sobre experiências de iniciação teatral, teatro nas prisões e memória e patrimônio cultural

Curso é uma das três atividades de encerramento do projeto "Teatro para desenvolvimento humano".
O projeto “Teatro para o desenvolvimento humano”, contemplado em 2019 no Edital Campus de Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas para suas últimas atividades, realizadas em parceria com duas instituições de Joinville, a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e o Espaço Cultural Casa Iririú.

As atividades em parceria com a Casa da Cultura são voltadas a estudantes e professoras da instituição. Já as atividades em parceria com o Espaço Cultural Casa Iririú, duas palestras e um curso, têm inscrições abertas ao público. Todos os eventos são gratuitos.

02 de junho – Palestra “Cena expandida: teatro nas prisões” 

A pesquisadora Samira Sinara vai refletir sobre atividades teatrais realizadas no Presídio Regional de Joinville/Ala Feminina, abordando suas experiências e vivências dos encontros com mulheres em privação de liberdade.

A palestra será em 2 de junho, de 19h a 20h30, através do Google Meet, com emissão de certificado aos participantes. As vagas são limitadas a 30 pessoas, por ordem de inscrição. Os interessados devem encaminhar um e-mail para projetoteatroudesc@gmail.com

07 de junho a 07 de julho – Curso de Contato e Vivência de Iniciação Teatral

O curso vai oferecer uma iniciação ao teatro, com foco na atuação, ministrado por Samira Sinara. Serão trabalhados conteúdos de expressão corporal, expressão vocal, jogos dramáticos, jogos teatrais, improvisações e composições cênicas. As aulas buscam desenvolver nos alunos maior consciência corporal e espacial, além de habilidades criativas e composicionais nas relações entre corpo, voz, espaço, objetos, som e palavra. Também serão ministrados conteúdos que abordam a história do teatro e a estética teatral. 

O curso será toda segunda e quarta-feira, das 19h às 20h30, no período de 7 de junho a 7 de julho, pelo Google Meet, com emissão de certificado aos participantes. É gratuito, limitado a 15 vagas e aberto ao público maior de 18 anos. Os interessados devem se inscrever através do e-mail projetoteatroudesc@gmail.com

12 de julho – Palestra “A Casa n° 909: bem patrimonial em Joinville (SC)”

Samira Sinara vai conversar com o público sobre sua pesquisa de Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, desenvolvida na Universidade da Região de Joinville (Univille), em que abordou a história e as cenas da Casa n° 909 da Rua XV de Novembro em Joinville. 

A palestra será em 12 de julho, de 19h a 20h30, através do Google Meet, com emissão de certificado aos participantes. As vagas são limitadas a 30 pessoas, por ordem de inscrição. Os interessados devem encaminhar um e-mail para projetoteatroudesc@gmail.com.

Sobre Samira Sinara

Os três eventos serão ministrados por Samira Sinara Souza, atriz, performer, produtora cultural e pesquisadora da VAI! Coletivo. Ela é mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille, especialista em Teatro Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e licenciada em Educação Artística também pela Univille. Além disso, é autora do livro “A Casa n° 909 da rua XV de Novembro: espaço praticado de memórias em Joinville/SC”. 

Sobre o projeto

Contemplado pelo Edital Campus de Cultura PROEX-CCULT em 2019, começou as atividades em 2020, coordenado pela professora Cinara Terezinha Menegazzo, da Udesc Joinville. Inicialmente, o projeto tinha como objetivo contribuir para a humanização, o desenvolvimento pessoal e social, e os processos de construção de cidadania das mulheres em situação de cárcere no Presídio Regional de Joinville. 

Devido à pandemia da covid-19 e as restrições das atividades presenciais, o projeto se readequou para oferecer palestras, mesas-redondas e cursos de artes no meio virtual. Em novembro de 2020, participou da Semana de Eventos Integrados do Centro de Ciências Tecnológicas - Udesc Joinville. Em janeiro deste ano, a professora Daiane Dordete, da Udesc Ceart, assumiu a coordenação, e está organizando as últimas atividades do projeto com foco nas áreas do teatro e patrimônio cultural.  

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h