Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/08/2020-18h42

Projeto de extensão da Udesc abre chamada para mostra audiovisual e exposição fotográfica

Esta é a primeira edição do evento e os arquivos podem ser enviados até às 23h59 do dia 24 de agosto

Imagem: Divulgação
O projeto de extensão Núcleo de Moda, Mídia e Arte (Numma), do Centro de Arte (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a plataforma independente de produção cultural Visivo, organiza a primeira edição da Mostra Audiovisual & Exposição Fotográfica Relato a ser realizada em formato digital. A chamada para o envio de projetos para o evento começaram na última quarta-feira (5) e vão até 25 de agosto. As inscrições devem ser feitas pelo formulário.

Criados a partir da admiração pela arte e pelas proposições midiáticas e artísticas contemporâneas, tanto o Numma quanto a Visivo se propuseram desde seu nascimento como plataformas de divulgação e pontos de encontro das produções audiovisuais de dentro e de fora do ambiente acadêmico. A partir da parceria entre os dois projetos nasce a Relato - Mostra Audiovisual e Exposição Fotográfica.

As conversas e proposições que ambos projetavam criaram um interesse e respeito mútuo entre os projetos. Laço esse fortalecido após a participação das atuais produtoras e organizadoras da Visivo, Leila Pessoa e Violeta Sutili, participarem da primeira edição da “Mostra Revista”, produzida pelo Numma. Desses encontros nasceu essa ideia e essa proposta de realizar uma Mostra & Exposição conjuntas, unindo discursos, vivências e pontos de vista acerca das arte, da mídia e da produção independente.

A Relato é sobre a colisão entre o pessoal doméstico e o processamento em nuvem coletivo nos encaminha para novos espaços de criação antes não frequentes. Assim, a concepção de coletivo se coloca em contraste com a individualidade da vida privada. Narrativas pessoais são atravessadas por narrativas coletivas, a ideia de se estar só neste contexto é berrante.

Assim pensando, buscam nesta coleta audiovisual proposições que absorvam as temáticas “só”, as narrativas do eu, as narrativas locais, a criação de novas realidades e contexto e a ideia deste lugar comum.

Para mais informações, entre em contato pelas redes sociais do Numma (@projetonumma) e da Visivo (@visivomostra), ou pelo e-mail visivomostra@gmail.com.

Sobre o Numma
O Núcleo de Moda, Mídia e Arte, como um projeto de extensão da Udesc Ceart, se coloca como um espaço aberto à divulgação dos trabalhos realizados no âmbito artístico da Grande Florianópolis e alguns polos em que a Udesc possui Campi, como Laguna e Camboriú, valorizando e maximizando acontecimentos nas áreas de artes, moda e mídia através do jornalismo cultural.

Coordenado pela professora do Departamento de Moda da Udesc Ceart Monique Vandresen, o projeto conta com 3 propostas de ação básica: a realização de dois festivais de cinema com foco na Fotografia e na Moda, um em 2020 e outro em 2021; a edição de uma revista cultural online, com periodicidade semestral; e a realização de ações de investimento e formação no jornalismo cultural, como a realização de cursos e palestras, sempre gratuitos e abertos à comunidade.

Sobre a Visivo
A Visivo, por sua vez, nasce como uma iniciativa independente de pesquisadoras e artistas visando a produção cultural. Enquanto laboratório de estudos e processos artísticos propõe, assim como o Numma, um espaço de convergência de narrativas visuais, uma plataforma de apreciação e de discussão acerca de diversas temáticas atuais e necessárias. Apresenta sua primeira ação no Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – FIK 2020.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h