Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2022-17h25

Projeto de extensão da Udesc Ceart oferece palestra e oficina de escrita ficcional

 

Imagem: Divulgação.
O projeto de extensão Cura! Teatro, Autodescoberta e Cuidado De Si, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes, Moda e Design (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza nesta quinta-feira (11), às 19h, a palestra "A escrita como vestígio do corpo". O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Coletivo Curarte - Práticas Cênicas para o Bem Viver, e ministrada pelo artista e pesquisador Anderson do Carmo. A palestra apresentará os principais assuntos e abordagens da oficina gratuita “Ctrl C Ctrl V”, oferecida nos dias 16, 18, 23 e 25.

Oficina
Com vagas limitadas, as inscrições vão até segunda-feira (15). Além disso, a oficina oferece certificado de 10h aos participantes e será realizada pela plataforma ZOOM. É aberta a quem tiver interesse na escrita ficcional e nas diferentes formas que a prática pode assumir. Durante o curso serão ensinados métodos para desbloquear criatividade, iniciar narrativas e mapear interesses. Pessoas interessadas em amadurecer práticas de leitura, também, são bem vindas. 

Em cada dia será proposto exercícios práticos e individuais de escrita e leitura, com comentários de trechos literários selecionados. O objetivo é que ao longo dos quatros encontros seja desenvolvido um pequeno texto ficcional, bem como um breve projeto de sua continuidade. Apesar de ser totalmente prática, a oficina oferecerá referenciais teóricos e pode ser cursada por pessoas que já tenham algum projeto iniciado, ou que tenham curiosidade em relação a modos de se aproximar e ler textos de autoria contemporânea.

Currículo do ministrante

Anderson do Carmo é graduado em licenciatura e bacharelado em Teatro na Udesc Ceart, é mestre e doutor pelo PPGAC-Udesc. Entre 2010 e 2016 fez parte do elenco do Grupo Cena 11 Cia de Dança. Entre 2010 e 2012 dedicou-se a turnê de "A saudade é como líquido que transborda, ou, para Teresa" . Entre 2015 e 2017 dirigiu, apresentou e partilhou ferramentas pedagógicas de "Frágil" solo da bailarina Letícia de Souza, contemplado com o Prêmio Klauss Viana 2014. Em 2017 atuou como dramaturgista de "Peso Bruto" solo de Jussara Belchior contemplado com o Rumos Itaú Cultural 2016. Entre 2014 e 2017 visitou teoricamente a obra de artistas da dança contemporânea e coordenou projetos de produção crítica em contextos de investigação e performance, principalmente no caderno Plural do jornal Notícias do Dia, de Florianópolis.

Para mais informações sobre a palestra e inscrição da oficina você encontra na página do Instagram do Curarte.
 
Serviço 1
O quê: 
Palestra "A escrita como vestígio do corpo";
Quando: na quinta-feira, 11 de agosto, às 19h;
Onde: canal do YouTube do Coletivo Curarte - Práticas Cênicas para o Bem Viver;
Quanto: gratuito; 
+ Informações: no Instagram do Curarte.

Serviço 2
O quê: 
Oficina “Ctrl C Ctrl V”;
Quando: nos dias 16, 18, 23 e 25 de agosto, às 19h;
Onde: plataforma ZOOM;
Quanto: gratuito;
+ Informações: no Instagram do Curarte.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h