Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2017-17h58

Projeto Família no Museu, da Udesc, promove encontro inclusivo em museu de Arqueologia e Etnologia

Cartaz: Divulgação
Em julho, o projeto Família no Museu realiza um encontro inclusivo no Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A iniciativa é coordenada pela professora Maria Cristina da Rosa, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e tem como objetivo incluir famílias — que possuam integrantes com alguma deficiência — em locais dedicados à arte e à cultura em Florianópolis.

Para participar do evento gratuito, que ocorre no dia 8 de julho das 15h às 17h, basta enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail familianomuseu@gmail.com. As inscrições podem ser feitas até 5 de julho. A programação conta com a visita a exposição Rendas de Bilro — Coleção MArquE, contação de histórias e uma oficina artística sobre o tema da exposição.

Sobre a exposição

A proposta expositiva baseia-se na percepção da delicadeza da renda e da habilidade necessária para sua confecção, resultando em uma mostra que alça o resultado desta combinação à qualidade de objeto artístico e representante da cultura material da cidade de Florianópolis.
As rendas apresentadas evidenciam uma prática cultural com diversos significados. No passado trabalho realizado exclusivamente pelas mulheres, herança cultural transferida de mãe para a filha, complemento na renda familiar. Hoje referência na identidade cultural de uma cidade e resistência de determinados grupos que mantém esta prática viva e ressignificada.


Sobre o projeto

O programa de extensão Família no Museu: um encontro inclusivo a partir da Arte é realizado pela Udesc e existe desde 2012. Desde então, já foram registrados mais de 20 encontros promovidos pelo projeto nos museus da Capital. A ação busca instigar a participação das famílias nos espaços dedicados à arte e cultura através do desenvolvimento de atividades que buscam proporcionar uma experiência completa a todos os que frequentam esses locais.

Serviço:

O QUÊ: Família no Museu — um encontro inclusivo.
QUANDO: 8 de julho, entre 15h e 17h.
ONDE: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC, Rua Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Cidade Universitária, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.
Inscrições: enviar ficha de inscrição para o e-mail familianomuseu@gmail.com até 05 de julho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h