Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/06/2019-18h16

Projetos da Udesc promovem plantio de espécies no Campus I, em Florianópolis

Entre as espécies plantadas, estão abacateiro, limoeiro e bananeira - Fotos: Roberto Böell Vaz e Maya Soares

Visando dar suporte a serviços ambientais importantes à regulação do ecossistema, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ampara projetos da comunidade acadêmica que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas pelo plantio de árvores, legumes, hortaliças e flores na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi.

São várias iniciativas, como Aflora Udesc, realizado pelo curso de extensão Esag Sênior, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), e Horta Urbana, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

O engenheiro Roberto Böell Vaz, da Coordenadoria de Engenharia, Projetos e Obras (Cepo), plantou diversas árvores no terreno da universidade, enquanto a enfermeira Valdirene Ávila, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), planeja desenvolver uma horta medicinal.

Sobre as ações

Coordenado pela professora Emiliana Debetir de Oliveira, o Aflora Udesc surgiu em 2014, com o objetivo de formar um bosque de espécies nativas da Mata Atlântica na sede do Campus I.

O plantio ocorre com regularidade por meio de mutirões formados por alunos e servidores da Udesc. Os participantes também fazem poda, adubação e preparação de mudas.

Criada em 2018, a Horta Urbana foi idealizada pelo técnico Filipe Duarte Martins, da Udesc Faed, e busca unir teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. "O trabalho é feito de forma coletiva por professores, técnicos, alunos, terceirizados e comunidade", explica o servidor.

Já o engenheiro Roberto Vaz vem plantando árvores frutíferas no campus há dois anos, e algumas espécies já deram frutas, como a bananeira e o limoeiro. De acordo com o técnico, "o contato com a natureza é fundamental para o equilíbrio e o bem-estar das pessoas".

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Técnicos carregam bananeira
  • Bananeira nascida na Udesc
  • Pé de Baobá- Projeto Aflora - Esag Sr.
  • Projeto Aflora
  • Horta Urbana - Udesc Faed
  • Horta Urbana
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h