Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/11/2022-17h38

Projetos de Design da Udesc são finalistas e premiados em concurso nacional

 

Três projetos de Design realizados por estudantes do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram premiados no 9º Prêmio Bornancini de Design, que aconteceu no último sábado, 19, em Porto Alegre. “Brasileiras”, série de animações que busca dar visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro, recebeu o prêmio prata na categoria “Design Digital – Estudante”; já "Ukai", luminária multifuncional inspirada na cultura japonesa, e o protetor facial “Soma" para profissionais de saúde, receberam o prêmio bronze em suas respectivas categorias.

Além destes, outros cinco projetos da Udesc também foram finalistas e concorreram à premiação, entre eles os projetos de agenda permanente e de sinalização da Udesc Ceart; e os projetos editoriais "Das Saídas que Moram nas Palavras", um caderno de atividades para mulheres que cumprem pena de privação de liberdade; "Com amor, café", livro de receitas envolvendo a temática do café; e "Arte Milenar Japonesa: Sumi-ê Sato - Edição Especial", uma releitura do livro Sumi-ê Sato, obra publicada em 1999.

O evento, criado em 2006 em Porto Alegre pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), é uma homenagem ao profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, importante referência do design brasileiro. Em 2022 foram mais de 700 projetos inscritos, entre as mais de 10 categorias, como por exemplo Branding, Design Gráfico, Design de Ambientes, Design de Embalagem, Design de Moda, Design de Produto, Design Digital, Impacto Positivo etc.

O julgamento contou com um corpo de jurados de diferentes instituições do Brasil, responsáveis por avaliar critérios de excelência quanto ao processo, briefing, aplicabilidade e originalidade dos projetos.

Anelise Zimmermann, chefe do Departamento de Design da Udesc, destaca que os projetos finalistas são de alta qualidade e excelência. "No caso dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso de Design da Udesc, termos oito projetos finalistas e três premiados é um ótimo sinal, que mostra a qualidade e a diversidade dos trabalhos que nossos alunos vem desenvolvendo ao longo dos semestres e o seu empenho em compartilhar com a comunidade o que é produzido na Instituição”, complementa.

Em 2020, outros dois projetos desenvolvidos na Udesc também foram premiados no Prêmio Bornancini de Design: a nova identidade visual e a sinalização dos espaços físicos da Biblioteca Universitária da Udesc. E recentemente, outros projetos de Design da Udesc Ceart também foram selecionados para o 12º Brasil Design Award.

Brasileiras


“Brasileiras” recebeu o título prata na categoria “Design Digital – Estudante” (subcategoria "Motion: Animações, Vídeos, Infográficos Animados"). Realizado pela acadêmica Bruna Costa Cim na disciplina de Projeto de Graduação em Design Gráfico, contou com a orientação dos professores Maurício Dick, Gabriela Mager, Anelise Zimmermann e André Kaercher.

“Brasileiras” é uma série de animações informativas e atrativas que dá visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro. Para o seu desenvolvimento, Bruna utilizou apenas criadoras mulheres com o intuito de promovê-las, fortalecendo o cenário criativo do Brasil. Por meio do projeto, estudantes e profissionais da área terão acesso a um material acessível e simplificado sobre mulheres que contribuem diretamente para a profissão no país.

Ukai


Outro projeto premiado, “Ukai” recebeu o bronze na categoria “Design de Produto – Estudante” (subcategoria (Equipamento para habitação e iluminação). Realizado pela estudante Karine Song, com orientação do professor Elton Nickel, foi desenvolvido na disciplina de Prática Projetual em Design Industrial VI. “Ukai” é uma proposta de luminária multifuncional inspirada na pesca milenar japonesa chamada Ukai, onde pássaros eram utilizados para a pesca.

Com o aumento do trabalho em home office, a estudante percebeu a necessidade das pessoas terem uma iluminação adequada em suas residências, que pudesse ajudar a separar o ambiente “casa” do ambiente de “trabalho”. Com isso, surgiu a luminária, na qual com ela é possível direcionar a luz em vários sentidos (indireto, semi-indireto, direto ou semidireto) de forma fácil e rápida. Além disso, ela vem com um botão para controlar a intensidade da luz.

Soma: protetor facial


Já o projeto “Soma: protetor facial”, foi outro premiado com o bronze na categoria “Design de Produto – Estudante”, inscrito na modalidade de equipamentos hospitalares, home care e tecnologias assistidas. Projetado por Maria Carolina Papst e Karine Song, teve orientação dos professores Fabiola Reinert e Elton Nickel na disciplina de Prática Projetual em Design Industrial V.

“Soma” é um projeto de face shield que tem como objetivo trazer uma alternativa aos profissionais de saúde que necessitam utilizar o equipamento de proteção por horas seguidas e podem se beneficiar de um produto com conforto e segurança. O equipamento é composto por um capacete vazado que oferece conforto térmico e se ajusta a cada usuário; e por um visor que também possui diferentes ajustes dependendo do tamanho de rosto e de máscara de cada usuário.

O formato oval também facilita o uso de máscara N95, por dar mais espaço à parte de baixo do visor, assim como possibilita maior circulação de ar, evitando que o mesmo fique embaçado. O capacete também possibilita o acoplamento do elástico da máscara facial, evitando que ela pressione diretamente a cabeça. 

Demais projetos


Saiba mais sobre os outros cinco projetos, selecionados para a shortlist do prêmio e que também foram finalistas no último sábado, 19.

 

  • Agenda permanente CEART
Projeto de agenda para o Centro de Artes, Design e Moda ( Ceart ) da Udesc.
Acadêmicas: Fernanda Martins Gonçalves, Agnes Desirée Fiedler e Helena Correa
Orientação de Projeto Gráfico: Profa. Anelise Zimmerann
Orientação de concepção de projeto: Heloíse Guesser – coordenadora do Núcleo de Comunicação do Ceart
Categoria: Design Gráfico - Estudante | Subcategoria: Design Editorial

  • Sinalização do Centro de Artes, Design e Moda | CEART
Projeto de sinalização para o Centro de Artes, Design e Moda ( Ceart ) da Udesc.
Acadêmicos: Luís Mortari , Mariana Pinheiro, Ana Clara Villani, Fernanda Gonçalves e Giovanna Nunes
Orientação: Profa. Anelise Zimmerann
Categoria: Design de Ambientes – Estudante | Subcategoria: Ambientação, Sinalização e Exposições

  • Das Saídas que Moram nas Palavras
Caderno de atividades para mulheres que cumprem pena de privação de liberdade.
Acadêmicas: Fernanda Martins Gonçalves e Clara Sohn
Orientação de Projeto Gráfico: Profa. Anelise Zimmerann e Profa. Sara Copeti Klohn
Concepção da proposta, organização e redação: Prof. Vicente Concilio e Profa. Caroline Vetori
Categoria: Impacto Positivo – Estudante | Subcategoria: Social

  • Com amor, café
Livro de receitas envolvendo a temática do café.
Acadêmica: Cinthia Godoy
Orientação: Prof. Maurício Dick , Prof. André Kaercher e Profa. Anelise Zimmerann
Categoria: Design Gráfico - Estudante | Subcategoria: Design Editorial

  • Arte Milenar Japonesa: Sumi-ê Sato - Edição Especial
Uma “edição especial” impressa do livro Sumi-ê Sato, obra publicada em 1999 e escrita por Toshiko Shinzato e Kaichi Sato, com intuito de difundir a arte milenar japonesa de sumi-ê no Brasil e estabelecer uma ponte entre culturas distintas.
Acadêmico: Fabian Shinzato
Ilustrações e conteúdo: Toshiko Ohoishi Shinzato e Kaichi Sato
Orientação: Prof. André Kaercher e Prof. Maurício Dick
Categoria: Design Gráfico - Estudante | Subcategoria: Design Editorial


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-835 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h