Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/01/2021-14h52

Publicação da Udesc Revista Apotheke lança última edição de 2020

Dossiê temático aborda a arte educacional no meio LGBTI+

Imagem: divulgação.
A nova edição da Revista Apotheke reúne trabalhos sobre “Práticas artísticas LGBTI+ para uma educação dissidente”. Organizada em 2020 pelos pesquisadores Fábio José Rodrigues da Costa, da Universidade Regional do Cariri (URCA), e Ricardo Huerta, da Universitat de Valencia (UV), na Espanha, essa é a número três do sexto volume da Apotheke.

Os artigos publicados discutem a arte praticada pela e para a comunidade LGBTI+. Segundo o editorial dos organizadores, eles aproveitaram a oportunidade para ampliar o debate sobre esse assunto pouco discutido no meio acadêmico, e entendem que a linguagem dos artistas LGBTI+ não é única: “Entendemos que estas práticas artísticas são realizadas em lugares e tempos por artistas dissidentes sexuais e de gênero, orientadas(os) por diferentes abordagens que desarticulam, tensionam e provocam um debate sobre as relações entre arte e dissidências sexuais e de gênero, arte e política, arte e vida.”

A Revista Apotheke, que faz parte do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), se dedica desde 2014 a publicar trabalhos inéditos sobre a área de Arte Educação. A palavra “apotheke” tem origem grega, e significa armazém, botica. De acordo com o editor associado Fábio Wosniak, a palavra foi escolhida como um “significado simbólico [de] um laboratório, um boticário, um lugar onde possa se experimentar, no nosso caso, as artes visuais”.

A edição “Práticas artísticas LGBTI+ para uma educação dissidente” é gratuita e pode ser acessada aqui

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
WhatsApp: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h