Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2021-15h38

Relatórios que medem impacto de periódicos no País destacam publicações da Udesc

Revista Tempo e Argumento foi citada dezenas de vezes

A publicação recente de resultados de indicadores de relatórios anuais que medem o impacto dos periódicos brasileiros junto ao público trouxe uma notícia positiva para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): treze periódicos da instituição aparecem nas listas, dentre centenas de publicações de todo o País.

O impacto junto ao público é medido por um método que qualifica as revistas científicas com base nas citações que ela recebe em outros artigos e trabalhos acadêmicos. Entre os indicadores, estão o SJR, o JCI, o Ranking Redib e o H5 do Google.

A bibliotecária da Udesc, Marcela Reinhardt de Souza, explica que a indexação dos periódicos em bases de dados “é importante para que o público tenha acesso às informações sobre trabalhos acadêmicos e aumenta a credibilidade das publicações.”

Resultados

Confira abaixo um resumo da presença dos periódicos da Udesc nos quatro indicadores:

SJR - Atualmente, apenas um periódico Udesc está na Scopus: a revista Tempo e Argumento. Em 2020, o periódico aparece em 4º lugar na classificação geral entre os periódicos brasileiros da área de História, com SJR de 0,24.

JCI - Com o índice JCI, temos dois periódicos da Udesc: a Tempo e Argumento, com média 0.55, e a Urdimento, com média 0.30. A Tempo e Argumento recebeu 60 citações em periódicos incluídos na Web of Science em 2020 e a Urdimento recebeu 23 citações.

Ranking Redib - Existem dois periódicos da área de Teatro, a Urdimento, na 1º posição, e a Anagnórisis. Na área de História, a concorrência é maior: são 87 periódicos. A Tempo e Argumento está na posição 45 no índice global e em 5º lugar entre os periódicos brasileiros. A Urdimento possui qualificador global 18,633 e a Tempo e Argumento está com 17,584. Este é o valor que determina a posição do periódico quando é filtrado por área temática ou país e na classificação global do Ranking Redib.

Índice h5 - A Udesc possui 13 periódicos na lista:

Periódico                     h5
Revista Tempo e Argumento 10
Revista Linhas 9
Revista Educação, Artes e Inclusão 6
ModaPalavra 5
Urdimento 5
DAPesquisa 4
Orfeu 4
PerCursos 4
Palíndromo 3
Revista Apotheke 3
Revista BoEM 3
Móin-Móin 2
Revista Nupeart 2

Para concluir, Marcela explica que os indicadores que medem o impacto são úteis “para que os pesquisadores escolham em que periódicos publicarão os seus trabalhos e quais deles podem ajudar a divulgar suas pesquisas”.

A bibliotecária também ressalta que, através do relatório, os editores de periódicos científicos podem tomar conhecimento de como está a situação de suas publicações.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Revista Tempo e Argumento foi citada dezenas de vezes
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h