Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2024-14h13

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design da Udesc Ceart lança primeiro dossiê deste ano

Com formato de publicação contínua, o dossiê incorpora novos trabalhos até a próxima edição da revista.

Capa da revista REAMD v. 8 n. 1 (2024)
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design (REAMD) publicou o primeiro dossiê de 2024, com a temática “O ensino das Artes Visuais na atualidade”, em fevereiro deste ano. O periódico online é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O dossiê 14 é organizado pela professora do Departamento de Moda (DMO), Mara Rúbia Sant'Anna, e do Departamento de Design (DDE), Anelise Zimmermann, com a colaboração da professora de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maristela Novaes, e da doutora em Artes Visuais pela Udesc Ceart, Kellyn Batistela.O dossiê tem formato de publicação contínua, incorporando novos trabalhos até a próxima edição da revista.

Este dossiê é resultado do curso “Tópico Especial:  Ensino das Artes Visuais na atualidade” do PPGAV, bem como do seminário de extensão “Desenhar é levar uma linha para passear”, curso de formação continuada promovido anualmente pelo Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade (LabMAES) da Udesc Ceart.

O curso, dividido em duas unidades -  “Uma  perspectiva materialista para o ensino de arte” e “O  ensino  de  artes/desenho  numa perspectiva transdisciplinar - explorou temas como o método dialético na pesquisa em arte, práticas docentes em educação infantil e perspectivas transdisciplinares no ensino de artes e desenho. Além disso, o dossiê reúne artigos, entrevistas e ensaios visuais de artistas, professores e pesquisadores que participaram do seminário de formação continuada.

Os trabalhos abordam temas como o afeto na prática pedagógica, a dimensão coletiva da criação e estética relacional. Os ensaios visuais apresentados por artistas convidados integram essa nova seção da revista, contribuindo para uma abordagem acadêmica diversificada.

Esta edição também inclui artigos acadêmicos que foram discutidos durante o 19º Colóquio de Moda. As entrevistas realizadas pelos estudantes do curso complementam o dossiê nas temáticas abordadas ao longo das unidades de pesquisa acadêmica.

Sobre a revista
A Revista de Ensino em Artes, Moda e Design (REAMD) nasceu em 2017 como um periódico organizado a partir de parcerias entre o PPGAV da Udesc Ceart, os Programas de Pós-Graduação do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará, o Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social da Universidade Federal Rural de Pernambuco e, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, com o apoio da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.

Este periódico visa socializar ao mundo acadêmico, através de trabalhos inéditos, as mais distintas investigações no âmbito do Ensino Superior, proporcionando o diálogo entre práticas e teorias aplicadas à formação dos profissionais das áreas em questão. No ano de 2022, a REAMD passa para o formato de publicação contínua. Nessa modalidade os artigos submetidos são publicados assim que aceitos, não sendo necessário aguardar o lançamento do dossiê completo. 

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h