Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2020-13h45

Revista de estudos sobre teatro de formas animadas da Udesc lança sua vigésima segunda edição

O tema da edição é “Censura e transgressão no Teatro de Animação”

Imagem: Divulgação.
A revista Móin-Móin, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou a vigésima segunda edição de seu primeiro volume com o tema “Censura e transgressão no Teatro de Animação”. A revista, que existe desde 2005, é uma ação do Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense e propõe a criação de um corpo temático de pesquisa, promovendo estímulo e suporte teóricos para futuras reflexões sobre o Teatro de Formas Animadas.

A edição conta com artigos de Elisa de Almeida Rosin (São Paulo, SP), Francisco J. Cornejo (Sevilha, Espanha), Jorge Dubati (Buenos Aires, Argentina), Jorge Luis Rodríguez-Aguilar (Havana, Cuba), Julia Varley (Holstebro, Dinamarca), Leandro Alves da Silva (Porto Alegre, RS), Marcelo Roco Gasperi (Ouro Preto, MG), Maria Gabriela Lucenti (São João del-Rei, MG), Miguel Oyarzún (Córdoba, Argentina), Paulo Flores (Porto Alegre, RS), Sergio Mercurio (Banfield, Argentina), Tânia Farias (Porto Alegre, RS), Valmor Níni Beltrame (Florianópolis, SC) e Wesley Fontenele (Rio de Janeiro, RJ).

A revista está disponível na plataforma Open Journal System (OJS), através do link.

Resumo da edição

O Teatro de Animação tem demonstrado historicamente sua dimensão política por meio da crítica social, denúncia das injustiças e sátira ao poder abusivo: possui a inconformidade em sua verve, manifestando-se transgressivamente. A própria existência da figura animada se proclama subversiva ante a condição inanimada da matéria que a constitui. Ao mesmo tempo em que essa expressão artística pode servir como difusão de ideias e manipulação de opiniões, também pode se apresentar como oposição e resistência ao poder e à ideologia dominante.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h