Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/04/2024-18h07

Revista ModaPalavra da Udesc Ceart recebe trabalhos para dossiê sobre diversidade e inclusão

Arte: Divulgação

O periódico ModaPalavra, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, está com chamada aberta para o dossiê temático “Diversidade, Inclusão e Interseccionalidade na Moda”. O envio de artigos pode ser feito até 31 de julho, por meio do site da revista. A publicação será em janeiro de 2025.

A edição busca promover debates sobre as políticas de Diversidade e Inclusão (D&I) na indústria da moda, relacionando-as aos conceitos de representatividade e formação de um ambiente coletivo diversificado. O dossiê é coordenado pelas professoras Aliana Barbosa Aires, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Josenilde Silva Souza, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP).

"Partimos do entendimento de que diversidade significa representatividade no que diz respeito, por exemplo, à raça, gênero, cor, classe social, faixa etária, entre outros marcadores identitários, enquanto inclusão se refere a um conceito mais amplo, que sugere a construção de um ambiente em que diversos indivíduos estão juntos para formar o coletivo", explicam as organizadoras na chamada. 

Além do referencial bibliográfico, a proposta temática tem como base pesquisas e relatórios internacionais que revelam a carência de medidas de D&I nas empresas e na indústria, bem como a falta de oportunidades igualitárias para a carreira na área. 

Interessados em submeter os artigos podem explorar abordagens interdisciplinares dentro dos tópicos sugeridos pelas organizadoras, incorporando diferentes campos do conhecimento, como Sociologia, Antropologia, Psicologia, Comunicação, Mídia, Moda e Consumo. Saiba mais no site da revista.


ModaPalavra

O periódico online ModaPalavra concentra-se em promover a divulgação científica no campo da Moda. Sua missão é compartilhar com a comunidade acadêmica e empresarial uma variedade de pesquisas originais relacionadas ao ensino, pesquisa e produção dentro da indústria da moda, a qual é considerada uma área de estudo inseparável da sociedade contemporânea.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h