Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/10/2022-19h08

Revista Móin-Móin da Udesc Ceart chega a 26ª edição com a temática do riso e do grotesco

Revista está com chamada aberta para artigos da 27ª edição até 31 de outubro

Capa da 26ª edição da Móin-Móin. Imagem: divulgação.
O programa de extensão Formação Profissional do Teatro Catarinense e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançaram a 26ª edição da revista Móin-Móin, publicação de estudos de teatro sobre formas animadas. O novo número chega com o tema “O Riso e o Grotesco no Teatro de Animação” e está disponível no Portal de Periódicos da Udesc.

A publicação traz 13 artigos que de acordo com editorial "apresentam perspectivas e provocações sobre os modos de compreender a simbologia e a potência do riso e do grotesco em diálogo com o teatro de animação (máscaras, bonecos, objetos e outras modalidades)”. O periódico conta com a parceria da Union Internationale de la Marionnette (UNIMA) e da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB).

Submissões para 27ª edição
Vale lembrar que está aberta, até o dia 31 de outubro, a chamada para composição da 27ª edição. Será 2ª edição de 2022 com o tema “Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação”. Para publicar na revista, o interessado deve se cadastrar como autor e, em seguida, submeter o artigo ao site da revista (clique aqui). 

Cada artigo é submetido por dois avaliadores, que têm o prazo de duas semanas para emitirem seus pareceres, que pode ser prorrogado por mais uma semana. A equipe editorial conta com bolsistas da pós-graduação, um conselho, o comitê de avaliadores, sob a coordenação do professor Paulo Balardim, do PPGAC.

Sobre a Móin-Móin
Criada em 2005, a revista tem esse nome em homenagem à marionetista, Margarethe Schlünzen, que faleceu em agosto de 1978. Ela ficou conhecida quando nas décadas de 1950 e 1960 encantou as crianças de Jaraguá do Sul (SC) com suas apresentações, que a recebiam em coro com a expressão ‘guten Morgen, guten Morgen’, quer dizer “Bom dia, bom dia” em alemão. Essa saudação tornou o trabalho da marionetista conhecido por “Teatro da Móin-Móin”.

Conheça mais clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h