Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/11/2018-18h05

Saúde mental será tema de três palestras da Udesc em Florianópolis a partir de segunda

Psicólogo Gabriel Rosa fará duas palestras - Foto: Div.

A partir de segunda-feira, 19, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoverá três palestras sobre saúde mental na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis. Voltadas à comunidade acadêmica, as apresentações abordam temas como depressão, busca pela felicidade e dependência tecnológica.

A primeira palestra ocorre na segunda-feira, 19, às 14h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com o tema "Diálogo sobre depressão, ansiedade e outros assuntos que muito se fala e pouco se compreende". A apresentação será ministrada pelo psicólogo Gabriel Fernandes Camargo Rosa.

A segunda apresentação, com o tema "A felicidade realmente importa?", também será conduzida por Gabriel Rosa e abordará a importância do foco no bem-estar para manutenção da saúde. A palestra será no Plenarinho da Reitoria, no dia 30, às 14h.

E, em 5 de dezembro, às 14h, também no Plenarinho, o psiquiatra Vinicius Brum Prá ministrará a palestra "Dependência tecnológica", que tratará da compulsão e da dependência psicológica das redes sociais e da internet.

Ações para acolher

As palestras são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Segundo a coordenadora da ação, a enfermeira Valdirene Ávila, da Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), as palestras visam contribuir para tirar o estigma de questões relacionadas à saúde mental.

A enfermeira afirma que o desconhecimento leva as pessoas a assumir o medo e a sensação de incompetência, o que gera sofrimento e contribui para agravar o quadro. "Falar sobre saúde mental é falar sobre o nosso dia a dia, sobre os sentimentos que temos, por mais estranhos que sejam. É acolher em vez de excluir", conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail valdirene.avila@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Psicólogo Gabriel Rosa falará sobre depressão e  ansiedade na próxima segunda
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h