Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2019-19h31

Semana da Caloura e do Calouro da Udesc Ceart será realizada de 11 a 15 de março

Entrar em uma universidade e iniciar um curso graduação traz consigo diversas novidades aos novos estudantes. E para ambientá-los, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza de 11 a 15 de março a Semana da Caloura e do Calouro. Serão mais de 30 atividades, que vão desde bate-papos, oficinas, apresentações dos departamentos e ações culturais.

A programação, que é aberta aos interessados em geral, também busca integrar os novos estudantes à comunidade acadêmica. Não é necessário realizar inscrição para participar das atividades, mas, para os espetáculos de teatro, serão distribuídas senhas de entrada uma hora antes de cada apresentação, no local.

Confira o cartaz com a programação completa.

Atividades


Durante a semana haverá apresentação da equipe diretiva da Udesc Ceart e dos departamentos aos calouros, além de oficina com trocas de informações úteis para quem ingressa no ambiente universitário, promovida pela Direção de Ensino de Graduação.

Bate-papo sobre mobilidade acadêmica (possibilidade de estudar um período em outra universidade do Brasil ou do exterior) e sobre oportunidades de bolsas de ensino, pesquisa e extensão também serão realizados, assim como uma roda de conversa com o Centro Acadêmico de Moda.

O Fórum de Extensão da Udesc Ceart e as apresentações das ações de extensão em cada área (Artes Visuais, Design, Moda, Música e Teatro) também ocorrem durante o evento. Outra atividade da programação é o lançamento oficial da Revista Hallceart nº 5 – publicação impressa de divulgação do Centro de Artes - e do novo projeto Hallceart Audiovisual, que consiste em documentários de curta duração para web sobre ações relacionadas ao centro de ensino.

Apresentações culturais


Integrando a Semana da Caloura e do Calouro, estão programadas oito apresentações culturais na Udesc Ceart, gratuitas e abertas à toda a comunidade acadêmica e também à comunidade externa. Para as apresentações teatrais, senhas de entrada serão distribuídas uma hora antes do início de cada atividade, no local.

  • Música | Madrigal Udesc
O grupo vocal de câmara é formado por alunos e egressos do Departamento de Música da Udesc, com direção artística e regência da professora Cristina Emboaba. Dedica-se ao repertório vocal histórico a partir da renascença até a atualidade e proporciona aos discentes que se interessam por regência coral a possibilidade de exercerem essa atividade em caráter laboratorial junto ao grupo, bem como a atividade de composição de obras para o grupo.

  • Música | Banda Orquidália
Orquidália é uma banda de música brasileira autoral, formada por Maitê Fontalva, Lucas Fontalva, Simón Aftalión e Ana Medeiros, mesclando MPB, indie rock, bossa nova e reggae para cantar sobre a vida e o mundo na qual vive.

  • Música | Ponteio Brasileiro
Apresentação de violão com os estudantes Victor Carrara e Igor Tomé, do curso de Bacharelado em Música. Ponteio Brasileiro é um encontro do ouvinte com a voz do instrumento, num diálogo que busca remontar diversas sonoridades do violão solista no Brasil. Igor Tomé e Victor Carrara apresentam um repertório dedicado ao violão. Nesta apresentação, interpretarão obras dos compositores Dilermando Reis, Garoto, Nicanor Teixeira, Radamés Gnattali, F. Mignone e Egberto Gismonti. Com um formato intimista, cada artista toma seu espaço para iniciar uma conversa que se incorpora no pontear do violão.

  • Música | Quarteto Manouche
Com Vinicius Lole, Pedro Couto, João Peters e Fernando Caramori, o quarteto traz em seu repertório standards do jazz cigano, jazz tradicional e composições autorais. A ocasião reúne quatro instrumentistas que em distintos momentos da vida tiveram como foco o estudo dessa linguagem específica, e agora propõem o encontro do tradicional formato de quarteto, com a modernidade dos diversos estilos que trazem em suas bagagens musicais, proporcionando a harmoniosa e peculiar atmosfera da música francesa em contraponto constante com a liberdade da linguagem jazzística moderna.

  • Música | Trio Brasileiro
Focado na música instrumental brasileira, mas também trazendo músicas de outras regiões, o Trio Brasileiro é formado por Matheus Laurentino, Rafael Mazini e Vinícius Jairo. Traz roupagens e arranjos de grandes clássicos do samba, bossa nova, jazz e outros diversos estilos, explorando o violão de 7 cordas, o baixo de 6 e a bateria de jazz.

  • Música | Trio
Apresentação de músicas de Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Em trio, apresentam-se Samuel Machado (piano e voz), Luca Maestri (guitarra) e Rafael Arruda (bateria). Participação especial de Gabriela Dequech.

  • Teatro | Auto da Compadecida
Após apresentações por todo o estado, a Cia. Caras de Boneco - formada por estudantes da Udesc durante a disciplina de Montagem Teatral - apresenta o espetáculo “Auto da Compadecida” na Semana da Caloura e do Calouro. Em adaptação do texto de Ariano Suassuna, a peça mescla elementos da cultura nordestina com obras clássicas da literatura, estabelecendo um diálogo entre o popular e o erudito em busca da valorização da cultura nacional.

  • Teatro | “O Coro dos Maus Alunos”
A peça, originada na disciplina de Montagem Teatral do curso de Teatro da Udesc, é uma adaptação do texto de Tiago Rodrigues, trazendo reflexões sobre as relações de poder e as tensões do ambiente escolar em uma produção musical em forma de coral. A narrativa gira em torno do universo adolescente, retratando os "maus alunos" em um cotidiano que tenta controlá-los e, dessa maneira, educá-los.

  • Teatro | “Não Representadas”
“Não Representadas” é resultado de um processo de formação em teatro promovido pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), através do projeto Teatro Líder.

Com direção do professor Vicente Concilio e dos egressos Malcon Bauer e Renato Turnes a performance surgiu a partir de oficinas técnicas e artísticas oferecidas gratuitamente nos últimos seis meses à comunidade atendida pela ADEH, e foi construída a partir das diversas experiências de criação artística que o grupo teve acesso nas áreas de dramaturgia, figurino, maquiagem, produção e audiovisual.

  • Teatro | “Poeira”
O estudante de teatro Luan Renato apresenta o espetáculo construído na disciplina de Interpretação Teatral IV, que iniciará neste mês apresentação fora do ambiente universitário. A apresentação será seguida da Perfopalestra “Arapuca”, com Caê Beck.

Sinopse: "A infância é sempre um borrão na nossa cabeça. A gente sempre lembra pouca coisa de quando éramos crianças. Mas tem uma pergunta, da qual me lembro com muita clareza, que me fizeram naquela época e que me acompanha pela vida: você nasceu para ser ou para fazer poeira? O espetáculo Poeira é um olhar sobre o meu passado com intenção de responder algumas perguntas que ficaram sem respostas, levantando questões sobre masculinidade, família e amor."

Serviço:


O QUE:  Semana da Caloura e do Calouro 2019.
QUANDO: De 11 a 15 de março.
ONDE: Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Av. Madre Benvenuta, nº 1907, Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento Gratuito.
PROGRAMAÇÃO: Confira aqui.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h