Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/11/2016-19h01

Semana de Design da Udesc ocorre em Florianópolis com apresentações de projetos e palestras

Apresentando à comunidade diversos projetos realizados por estudantes dos cursos de Design Gráfico e Industrial do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ocorre entre os dias 21 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro a Semana de Design da Udesc, realizada em todos os semestres letivos.

O evento, que nesta edição tem a programação prolongada para sete dias, pretende apresentar à comunidade acadêmica e externa projetos realizados por alunos, incluindo modelos e protótipos desenvolvidos durante as disciplinas de Prática Projetual, Produção da Imagem e Movimento (Pimo) e Projeto de Graduação.

Conforme os trabalhos são apresentados no Auditório Profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, eles são encaminhados em seguida para exposição nas salas Desenho 1 e Desenho 4, que permanecem abertas ao público durante toda a semana.

Projetos abrangem diversos temas nas áreas de Design Gráfico e Industrial

Nas disciplinas de Prática Projetual em Design Gráfico, foram trabalhados temas como design para cartas de baralho, para embalagem, branding e marca pessoal. Já em Prática Projetual de Design Industrial foram trabalhados projetos de jardinagem, iluminação LED, formato de macarrão, produto sustentável em madeira, entre outros projetos com tema livre.

Entre os projetos de graduação, nas áreas de design gráfico e industrial, os formandos desenvolveram propostas que vão desde livro e e-book para canal de gastronomia no youtube, a livro infantil, nova identidade para o Museu da Língua Portuguesa, desenvolvimento de assentos infláveis para atividades ao ar livre, redesign de fogão à lenha, mobiliário inspirado em peça teatral, embalagem para linha de azeites de oliva, chaleira elétrica inclusiva, entre outros.

Confira dois dos trabalhos que participam da semana:

Sense – Chaleira Elétrica Inclusiva: Projeto desenvolvido pela estudante Karolina Westfal Buratto, Sense é uma chaleira elétrica inclusiva, projetada para facilitar o dia-a-dia de pessoas portadoras de deficiência visual. Seu desenho angular e os materiais selecionados na sua confecção, como a cinta de silicone, a qual isola a temperatura do corpo quente da chaleira, garantem segurança e facilidade no uso. Sua tecnologia de aquecimento por indução também é um diferencial, melhorando eficiência do produto e aumentando a satisfação do usuário. Outro diferencial é a possíbilidadede conectar a chaleira via bluetooth a smartphones - os quais já possuem tecnologia assistiva -, auxiliando a escolha da temperatura ideal para o café ou chá através de aplicativos.


Construindo uma nova voz para o Museu da Língua Portuguesa: O projeto do aluno João Henrique Guizzo consiste na proposta de nova identidade visual para o Museu de Lingua Portuguesa, um dos maiores e mais importantes museus da América Latina. O projeto consiste no desenvolvimento, a partir de uma nova filosofia em relação ao público e sobre a própria língua, de um novo posicionamento, abordagem (inclusive no modelo de exposições), uma nova voz e identidade visual.

Além dos temas mencionados, alunos e professores da disciplina Prática Projetual em Design Industrial 4 apresentarão ao público projetos finalizados de utensílios para pratos de referência da gastronomia catarinense, integrando o Projeto Gastronomia para Santa Catarina, do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

Palestras e premiação

Além das apresentações que ocorrem durante os turnos matutino e vespertino, na sexta- feira, 25, a programação é mais extensa. A partir das 18h, quem se apresenta é a Empresa Júnior Inventório, dos cursos de Design e Moda da Udesc. 

Às 18h30 haverá a palestra “A Udesc na Semana de Design de Dubai”, na qual os professores Célio Teodorico e Gabriela Mager, e o grupo de egressos do curso – Altino Alexandre Cordeiro Neto, Edmar Brusque e Leticia Ratkiewicz - relatam suas experiências durante a participação no Global Grad Show, realizado durante a Semana de Design de Dubai, que ocorreu entre 24 e 29 de novembro nos Emirados Árabes.


Também haverá às 19h a apresentação de curtas de animação, realizados dentro da disciplina de “Produção da Imagem e Movimento”. E às 19h30 a tão esperada premiação para os melhores trabalhos em cada disciplina, que são julgados por uma banca consitituida por professores.

Confira a programação completa na página da Semana de Design no Facebook.

Serviço:

O QUÊ: Semana de Design da Udesc.
QUANDO: Entre 21 de novembro e 2 de dezembro.
ONDE: Auditório Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, bloco amarelo da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • chaleira inclusiva_projeto de Karolina Westfal Buratto
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h