Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2017-19h32

Semana Integrada da Udesc Ceart inicia nesta quarta-feira com programação cultural em Florianópolis

"Recital de Modinhas e Canções" será apresentado por Alicia Cupani e Marcos Holler no Museu da Escola Catarinense. Foto: Gabriel Diniz
Inicia nesta quarta-feira, 27, a 3ª Semana Integrada do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento pretende levar arte e cultura para diversos locais de Florianópolis de forma gratuita e com apresentações abertas ao público.

A programação tem início às 9h, no auditório do Museu da Escola Catarinense (Mesc), com a mesa de abertura. Logo em seguida, às 10h, no mesmo local, a professora Andrea do Rocio Caldas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministrará a palestra “Desafios da educação de hoje”, abordando temas como as licenciaturas no Brasil e as mudanças no perfil de futuros profissionais.

Às 14h, a Semana Integrada abre espaço para os seminários de iniciação científica: mesas sobre Educação (na Sala Multiuso da Galeria Vecchietti), Novas Práticas (na Fundação Cultural Badesc), Relação com o texto e Análise crítica social (ambas no Museu da Escola Catarinense). Durante a tarde, às 17h, os professores do Departamento de Música Alicia Cupani e Marcos Holler, realizarão no Mesc o “Recital de Modinhas e Canções”, buscando recriar difundir este gênero brasileiro.

Na Udesc Ceart duas atividades ocorrem nesta quarta: às 14h, o espaço universitário será o tema da roda de conversa promovida por Vulcânica Pokaropa, Luane Pedroso e Hingrid Medeiros Clasen. Os assuntos abordados trazem questões de diversidade, direitos e ações com os temas “TRANSgredindo a universidade”, sobre as demandas de uma pessoa transexual dentro da universidade;  “Patética auto mordida: dançando entre os dentes”, que traz a questão da violência contra mulheres; e discussão sobre o LIFE, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, cujo princípio é de  fortalecer as ações de formação na licenciatura e educação básica.

Durante a noite, às 20h, o encerramento do dia fica por conta da Cia de Teatro Lab1 com a apresentação teatral “Dona Augusta”, trazendo uma junção do ambiente burlesco com as vertentes artísticas de clown e drag queen. A peça será encenada no Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart.

Atividades artísticas também estarão acontecendo durante o dia na Escola de Educação Básica Lauro Muller, no centro de Florianópolis. A programação, voltada somente para os estudantes, começa às 10h com o grupo Duas e Só! apresentando a peça “Antiprincesas”, que conta histórias de três importantes e inspiradoras mulheres latino americanas: Clarice Lispector, Frida Kahlo e Violeta Parra. Às 11h, a aluna da Udesc Mariana Berta falará na palestra “Pelos caminhos de Violeta Parra” sobre a obra e a vida de Violeta Parra, mulher campesina, poeta, compositora, música, artista. Para encerrar a programação do dia no colégio, às 16h, o professor Leon de Paula, da Universidade Federal do Tocantins, fará a apresentação teatral “Conta-se por aí”, compartilhando com a plateia, por meio de contação de histórias, questões éticas vistas na atualidade.

Confira a programação completa e as sinopses de cada atividade. Haverá transporte em ônibus para a comunidade acadêmica da Udesc interessada em participar, sendo que os horários de saída e retorno à universidade podem ser conferidos aqui.

Serviço:

O QUÊ: 3ª Semana Integrada do Ceart
QUANDO: 27 a 29 de setembro.
ONDE: Florianópolis/SC - Espaços culturais diversos.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h