Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/09/2017-17h29

Semana Integrada da Udesc Ceart terá oficinas, apresentações culturais e debates nesta quinta-feira

Oficina de introdução à ilustração botânica apresentará  técnicas básicas para a representação de espécies da flora. Foto: Jhasuá Rodrigues
A programação desta quinta-feira, 28 de setembro, para a 3ª Semana Integrada do Ceart está concentrada principalmente no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em alguns espaços no centro de Florianópolis. O evento teve início hoje, 27, e tem como objetivo proporcionar arte e cultura de forma gratuita e aberta ao público.

A primeira atividade do dia será às 8h, na sala de desenho 3 da Udesc Ceart, com a oficina de Introdução à Ilustração Botânica oferecida pela Jhasuá Rodrigues, egressa do curso de Design Gráfico. Na oficina, cujas inscrições são por ordem de chegada, a artista ensinará técnicas básicas para representação da flora.

Dando continuidade aos seminários de iniciação científica de quarta-feira, a mesa sobre “Experiência do usuário” inicia às 9h, no Museu da Escola Catarinense. Às 10h, A Escola E. B. Lauro Muller receberá novamente a apresentação teatral “Conta-se por aí”, do professor Leon de Paula (UFT), que abordará questões éticas da sociedade atual por meio de contação de histórias. Leon também apresentará, às 17h30, na sala laboratório 1 do departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, a peça teatral “Sermão do Demônio Mudo - ato I”, uma performance de um texto homônimo do padre Antônio Vieira, escritor e filósofo português.

Às 14h acontece simultaneamente a Oficina de vídeo, ministrada pelo estudante da Udesc Ceart João Ricardo Cararo Lazaro, no prédio de artes visuais do Centro, e a “Oficina só por hoje: um trânsito pelas vias do absurdo”, com Cláudia Oliveira, pós-graduada em Teatro, que oferecerá uma experiência em performance art no Teatro da UBRO. Para participar de ambas é necessário inscrição, feita por ordem de chegada.

Além da oficina em vídeo, o estudante João Ricardo, juntamente com a também aluna Ana Carolina Nogueira, exibem, às 19h no Museu da Imagem e do Som, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), o “Ciclo de Vídeos da Artes Visuais”, mostra que conta com a exibição de trabalhos em vídeo criados por estudantes do Departamento de Artes Visuais da Udesc Ceart.

O 1º Colóquio Musicar, organizado pelo Grupo de Pesquisa MusicAR: Artisticidade, Cultura e Educação Musical também compõe a programação da Sema Integrada. Às 15h30, na sala Teatro Educação da Udesc Ceart, ocorre a abertura musical e mesa redonda do Colóquio,trazendo questões de raça e gênero na cultura artística. O tema da mesa será “Mulher toca tambor, sim”, contando a trajetória do movimento Baque Mulher de Recife à Florianópolis. O grupo Baque Mulher, também realiza, às 18h30, uma performance musical no Teatro da Arena da Udesc Ceart.

Encerrando a programação do dia, às 19h30, na sala Espaço 1 da Udesc Ceart, o egresso do curso de Música Rodrigo Cantos fará o lançamento de seu livro MPB no Feminino, que é resultado de 10 anos de pesquisas feitas pelo autor. O evento, que contará também com coquetel, apresentação teatral do grupo Duas e Só! com a peça “Antiprincesas” e roda de samba, também faz parte do I Colóquio musicAR em parceria com a Semana.

A programação desta quinta-feira da 3ª semana integrada do Ceart também faz parceria com o Dia do Egresso da Udesc, iniciativa que surgiu com o objetivo de estreitar os laços com quem já é formado nos cursos superiores da instituição.

Aqui você confere a programação completa e as sinopses de cada atividade. Haverá transporte em ônibus para a comunidade acadêmica da Udesc interessada em participar, sendo que os horários de saída e retorno à universidade podem ser conferidos aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h