Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2017-17h44

Semana Interdisciplinar de Moda da Udesc acontece de 26 a 30 de junho

Semana Interdisciplinar da Moda acontece na próxima semana na Udesc

Entre os dias 26 e 30 de junho, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será realizada a Semana Interdisciplinar da Moda. O evento contará com exposições, oficinas e palestras.

A programação do evento começa na segunda, 26, a partir das 14h30, com a palestra Moda e Identidade: Apropriação de Simbolos Culturais, ministrada pelas professoras Khárita Macedo, do Instituto Federal de Santa Catarina de Brusque, e Julianna Rosa, membro do Coletivo Negros da Udesc, em local a definir.

Durante os cinco dias de evento serão realizadas exposições no hall da Udesc Ceart, localizado no bloco amarelo. As inscrições para as oficinas serão feitas online. Para as demais atividades não é necessário a inscrição prévia. Confira a programação completa mesas redondas, exposições e oficinas.

O evento é organizado pelo Departamento de Moda e pelo Centro Acadêmico de Moda.

Exposições | Local: Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart

Ícones

Essa exposição apresenta a releitura por meio do desenho de moda de Ícones da humanidade, seja no campo da história, da música, da literatura, das artes, da ficção, entre outros. As roupas criadas pelos alunos, foram releituras criadas e inspiradas por seus ícones. A exposição tem coordenação das professoras Adriana Montanheiro e Gabriela Kuhnen.

Ateliê Experimental

O Projeto integrado “Ateliê Experimental”, realizado no primeiro semestre de 2017 pelos alunos da 3º fase do curso de Moda sob orientação da professora Adriana Montanheiro da Udesc Ceart, apresenta os protótipos desenvolvidos na disciplina Confecção do Vestuário Infantil e Masculino a partir das  modelagens  da disciplina Modelagem do Vestuário Infantil e Masculino e dos desenhos técnicos na disciplina Desenho Técnico  Manual.

Moda e Arte: Superfícies Têxteis Artísticas Aplicadas em Saias

Exposição da coleção de saias envelope criadas na oficina de Moda e Arte: Superfícies Têxteis Artísticas aplicadas em Saias, realizada pela designer de moda Isabel Possidônio e pela prof Adriana Martinez Montanheiro do curso de Moda da Udesc. As saias foram confeccionadas por integrantes da comunidade de Florianópolis e pelas  ministrantes da oficina no ano de 2015. Tendo o propósito de unir técnicas criativas e artísticas para a criação de uma coleção de saias autorais, foram utilizadas técnicas de pintura, bordado, customização, costura e aplicação de materiais reciclados tais como retalhos e aviamentos.  

Mito e Magia na Arte Catarinense

O projeto integrado "Mito e Magia na Arte Catarinense", realizado no primeiro semestre de 2017 pelos alunos da 1a fase do curso de Moda da Udesc Ceart, apresenta uma inusitada exposição, que tem como foco a elaboração de toy-arts em equipes, inspirados em artistas que trabalharam com temas mágicos e/ou mitológicos no cenário catarinense. Foram confeccionados em materiais diversos, sob orientação das disciplinas Laboratório de Criatividade, História da Arte, Materiais Têxteis, Estudos Práticos da Cor e Desenho Artístico de Moda.

Formas Geométricas Vestíveis

A atividade integrada envolve as disciplinas de Modelagem Avançada de Vestuário Feminino e Confecção Avançada de Vestuário Feminino, sendo realizada no primeiro semestre de 2017 pelos alunos da 5ª fase do Curso de Bacharelado em Moda da Udesc Ceart com apoio direto dos professores das disciplinas. Nessa atividade são modeladas e confeccionadas peças de vestuário feminino, inclusive, sob medida. Nesse sentido, as práticas de ensino e aprendizagem contribuem no processo de planificação das medidas do corpo humano feminino para interpretar modelos do vestuário, gerando os moldes na disciplina de Modelagem Avançada de Vestuário Feminino e sendo confeccionados no Atelier de Costura "Aparecida Maria Battisti de Abreu" na disciplina de Confecção Avançada de Vestuário Feminino.

Técnicas de Tingimento e Estamparia Manual e Transformação Têxtil

A partir de estudo teórico e prático, realizado no primeiro semestre de 2017 pelos alunos da 5ª e 7ª fase do curso de Moda da Udesc, são
apresentadas técnicas de tingimento e estamparia manuais, e de transformações têxteis que quando aplicadas no vestuário ou ao próprio tecido agregam valor estético em formas e cores. As superfícies têxteis foram trabalhadas com técnicas diferenciadas,sob orientação da disciplina Design de Estrutura e Superfície Têxtil.

Mesas Redondas

Moda e Identidade: Apropriação de Simbolos Culturais
Dia 26/06 | 14h30 | Local a confirmar


A Professora Káritha Macedo (IFSC-Brusque) fará apresentação sobre Identidade Cultural. Em seguida ocorrerá um debate acerca da apropriação de simbolos culturais, em especial da cultura negra afro-brasileira. O debate contará com a presença de estudantes e da professora Julianna Rosa, membros do Coletivo Negro da Udesc e cena de abertura feita pelo Coletivo Nega.

Comportamento, Consumo e Trend
Dia 27/06 | 19h | Auditório do Bloco Amarelo


A professora Tetê Rebello vem de São Paulo para falar sobre comportamento do consumidor com a apresentação "Mundo intenso: percebendo as transformações do nosso tempo". Também compõe a mesa a professora do departamento, doutora Sandra Rech, com a apresentação Trends Studies: a visão do FPlab, e a professora convidada Amanda Campos, egressa da Udesc, com a apresentação Seleção de Tendências: A Montagem de Referências para Desenvolvimento de Coleção.

Reflexões sobre Moda e Gênero
Dia 29 | 19h | Auditório do Bloco Amarelo


A professora convidada Dra. Juliana Schmitt (UFJF/FAM), vinda de São Paulo, fará uma apresentação sobre "Identidade de gênero na Moda: um panorama histórico". Para completar a mesa, a professora colaboradora do departamento, doutora Daniela Novelli falará sobre "Relações de gênero em Vogue: diálogos possíveis entre Brasil e França". 

Oficinas

Introdução a vetorização no Illustrator
Dia 26/06 | 17h | Laboratório de Informatica 2


A professora Paula Rodrigues ministrará curso de introdução ao Illustrator. O objetivo é apresentar ferramentas básicas para quem está começando a vetorizar os próprios desenhos. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e feitas através do link goo.gl/cCX3sz.

Modelagem: Técnica da Caixa Integrada
Dia 27/06 | 8h20 | Ateliê de Confecção


O graduando Felipe Fonseca introduzirá uma das tecnicas de TR Cutting, desenvolvida pelo professor Shingo Sato. A técnica da caixa integrada trabalha a introdução de formas tridimencionais ao corpo através da modelagem plana. O mini curso exige noções de costura e materiais como réguas de Modelagem, alfinetes, tesoura para papel e para tecido e fita crepe. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e feitas através do link goo.gl/cCX3sz.

Bordado Feminista
Dia 27/06 | 13h | Básica 4


Ministrado pela professora Marta Palo, o mini curso ensinará pontos de bordados como corrente, haste e ponto-atrás em desenhos feministas, com materiais fornecidos pela Círculo. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e feitas através do link goo.gl/cCX3sz.

Oficina de Customização
Dia 28/06 | 14h | Desenho 4


A graduanda Milena Ogushi e Fernanda Alface colaboram na customização de roupas através das técnicas de stencil e carimbo, além de ecopatchs com jeans. Os materiais serão fornecidos pelo Centro Acadêmico de Moda e os participantes deverão trazer uma peça de roupa e/ou jeans para customizar. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e feitas através do link
goo.gl/cCX3sz.

Introdução ao PhotoShop
Dia 28/06 | 17h | Laboratório de Informática 2


A formanda Marina de Lara Bertollo ensinará tecnicas básicas de Photoshop. O objetivo é capacitar os participantes para a composição de painéis, muito utilizados ao longo do curso. As inscrições são limitadas a 15 pessoas e feitas através do link goo.gl/cCX3sz.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de imagens
  • Semana Interdisciplina da Moda - 2017.1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h